Alguns modelos mais modernos de fones de ouvido têm um recurso, denominado “cancelador de ruídos ativo”, constituído de um circuito eletrônico que gera um sinal sonoro semelhante ao sinal externo (ruído), exceto pela sua fase oposta. Qual fenômeno físico é responsável pela diminuição do ruído nesses fones de ouvido?
a) Difração.
b) Reflexão
c) Refração
d) Interferência.
e) Efeito Doppler.

Passo 1

Vamos lá! A gente tem uma questão sobre como os fones de ouvido com “cancelador de ruídos ativo” funcionam. A matéria envolvida aqui é Física, mais especificamente sobre ondas sonoras e fenômenos que elas podem sofrer. Para resolver, vamos precisar entender como as ondas podem interagir entre si para diminuir o ruído.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que o “cancelador de ruídos ativo” faz. Ele capta o som externo (o ruído) e gera um novo sinal sonoro que é parecido, mas com a fase oposta. Quando duas ondas sonoras com a mesma frequência e amplitudes iguais, mas fases opostas se encontram, elas se anulam. Esse efeito é chamado de interferência destrutiva.

Passo 3

Agora, vamos analisar as opções:
a) Difração: é quando uma onda contorna obstáculos ou passa por fendas. Não é o que está acontecendo aqui.
b) Reflexão: é o retorno da onda ao encontrar uma superfície. Também não se aplica ao cancelamento de ruído.
c) Refração: é a mudança na direção da onda ao passar de um meio para outro. Não é o caso.
d) Interferência: é quando duas ondas se encontram e interagem. E, como vimos, a interferência destrutiva é usada para cancelar o ruído.
e) Efeito Doppler: é a mudança na frequência da onda devido ao movimento relativo entre fonte e observador. Não está relacionado ao cancelamento.

Resposta

A alternativa correta é a d) Interferência.

Exercícios relacionados