Quando se avalia o impacto da poluição atmosférica sobre a saúde dos indivíduos, mas de maneira separada, de acordo com o sexo deles, podemos perceber semelhanças e diferenças. Com relação às diferenças, mulheres e homens podem diferir principalmente quanto a: Escolha uma opção:
a. Risco de doenças cardiovasculares.
b. Alterações na relação da razão sexual dos gametas.
c. Diminuição na taxa de fertilidade.
d. Risco de doenças pulmonares.
a. Risco de doenças cardiovasculares.
b. Alterações na relação da razão sexual dos gametas.
c. Diminuição na taxa de fertilidade.
d. Risco de doenças pulmonares.
Passo 1
Vamos entender o que a questão está pedindo. Estamos avaliando como a poluição do ar afeta a saúde de homens e mulheres de forma separada. O objetivo é identificar uma diferença principal entre os gêneros nesse contexto. Para resolver, vamos analisar cada opção com base no impacto da poluição atmosférica na saúde masculina e feminina.
Passo 2
Primeiro, vamos considerar a opção (a): “Risco de doenças cardiovasculares”. A poluição do ar está associada a um aumento no risco de problemas cardiovasculares em geral, tanto em homens quanto em mulheres. Porém, essa não é uma diferença exclusiva entre os gêneros, pois ambos são afetados de maneira semelhante.
Passo 3
Agora, a opção (b): “Alterações na relação da razão sexual dos gametas”. A poluição do ar pode afetar a saúde reprodutiva, mas alterações diretamente na razão sexual dos gametas não são um efeito comum ou amplamente reconhecido da poluição atmosférica em humanos.
Passo 4
Vamos para a opção ©: “Diminuição na taxa de fertilidade”. A exposição à poluição do ar pode impactar a fertilidade tanto em homens quanto em mulheres. No entanto, a diminuição na taxa de fertilidade não é uma diferença específica entre os sexos, já que ambos podem ser igualmente afetados.
Passo 5
Por fim, a opção (d): “Risco de doenças pulmonares”. Estudos mostram que mulheres podem ser mais vulneráveis a doenças pulmonares causadas pela poluição do ar devido a fatores biológicos e diferenciais na exposição. Por exemplo, diferenças na anatomia respiratória e variações hormonais podem tornar as mulheres mais susceptíveis a certos tipos de doenças pulmonares.
Resposta
A opção correta é a d. Risco de doenças pulmonares.