Uma bala de rifle com massa de 12,0 g deslocando-se para a direita a
bate em um saco grande de areia e o penetra a uma profundidade de 23,0 cm. Determine o módulo e a direção da força de atrito (considerada constante) que age sobre a bala.
Passo 1
Vamos lá! Temos uma bala de rifle com massa de 12,0 g que está se movendo para a direita a 260 m/s. Ela bate em um saco de areia grande e para depois de perfurar 23,0 cm. Nosso objetivo é descobrir qual é a força de atrito que age na bala durante essa parada. Para resolver isso, vamos usar as Leis de Newton, especificamente a segunda lei, e conceitos de movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV).
Passo 2
Primeiro, vamos converter todas as unidades para o Sistema Internacional (SI) para facilitar os cálculos.
- Massa da bala: 12,0 g = 0,012 kg
- Velocidade inicial: 260 m/s (já está em SI)
- Profundidade da penetração: 23,0 cm = 0,23 m
Passo 3
Sabemos que a bala desacelera até parar, ou seja, sua velocidade final é 0 m/s. Podemos usar a equação do MRUV que relaciona velocidade, aceleração e deslocamento:
Onde:
-
m/s (velocidade final) -
m/s (velocidade inicial) -
m (deslocamento) -
é a aceleração que queremos encontrar
Passo 4
Rearranjando a fórmula para resolver
:
A aceleração negativa indica que ela está na direção oposta ao movimento da bala, ou seja, para a esquerda.
Passo 5
Agora, usamos a segunda lei de Newton para encontrar a força de atrito:
Onde:
-
kg -
m/s²
O sinal negativo indica que a força está na direção oposta ao movimento da bala.
Resposta
A força de atrito que age sobre a bala tem módulo de aproximadamente 1,77 N e está direcionada para a esquerda.
Exercícios relacionados
Uma pedra é lançada para cima do topo de um edifício a um ângulo de
na horizontal, com velocidade inicial de 20,0 m/s. (a) Quanto tempo leva para a pedra atingir o solo? (b) Qual é a velocidade da pedra imediatamente antes de atingir o solo?
Uma pequena bola de massa m é suspensa por um barbante de comprimento L. A bola gira com velocidade constante v em um círculo horizontal de raio r. (Como o barbante passa por toda a superfície de um cone, o sistema é chamado de pêndulo cônico.) Encontre uma expressão para v.
Uma pedra lançada do topo de um edifício tem velocidade inicial de
para cima em linha reta. A pedra é lançada 50,0 m acima do solo, e passa perto da ponta do telhado quando desce. (a) Usando
como o instante em que a pedra sai da mão do lançador na posição A, determine o instante em que a pedra atinge sua altura máxima. (b) Encontre a altura máxima da pedra. © Determine a velocidade da pedra quando ela retorna à altura de onde foi lançada. (d) Calcule a velocidade e posição da pedra em
5,00 s.
Um engenheiro civil quer redesenhar a estrada curva do Exercício anterior de tal maneira que um carro não terá que depender do atrito para fazer a curva sem derrapar. Ou seja, um carro se movendo com a velocidade designada pode fazer a curva mesmo quando a estrada está coberta de gelo. Tal rampa é geralmente inclinada, o que significa que a estrada é inclinada em direção à parte interna da curva. Suponha que a velocidade designada para a rampa seja de 13,4 m/s e o raio da curva é de 35,0 m. A que ângulo a curva deveria ser inclinada?