Benjamin Franklin foi um fisico norte-americano que criou uma excelente teoria a respeito dos comportamentos elétricos. Utilizando a série triboelétrica, determine as proposições verdadeiras e as falsas ( F ) sobre os processos de eletrização, através da concepção de Franklin.
1.( ) A lã possui mais afinidade com o fluido elétrico no processo de atrito que o âmbar porque a lã possui espaços interatômicos menores.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício pede para a gente analisar uma afirmação sobre como certos materiais se eletrizam, usando a série triboelétrica criada por Benjamin Franklin. A série triboelétrica é uma lista que organiza materiais de acordo com a facilidade que cada um tem para ganhar ou perder elétrons durante o atrito. Para resolver essa questão, vamos precisar entender como essa série funciona e onde a lã e o âmbar se encaixam nela.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre a série triboelétrica. Essa série classifica diferentes materiais com base na tendência de cada um em ganhar ou perder elétrons quando são esfregados juntos. Materiais que estão mais acima na série tendem a perder elétrons facilmente e ficam com carga positiva, enquanto os que estão mais abaixo tendem a ganhar elétrons e ficam com carga negativa.
Agora, vamos ver onde estão a e o âmbar nessa série. Geralmente, o âmbar está mais abaixo na série triboelétrica, o que significa que ele tende a ganhar elétrons e ficar com carga negativa. Já a lã está mais acima, indicando que ela tende a perder elétrons e ficar com carga positiva.

Passo 3

Vamos analisar a afirmação:
“A lã possui mais afinidade com o fluido elétrico no processo de atrito que o âmbar porque a lã possui espaços interatômicos menores.”
A afirmação sugere que a lã tem mais afinidade para ganhar elétrons (fluido elétrico) que o âmbar. Mas, de acordo com a série triboelétrica, como vimos, a lã está mais acima e tende a perder elétrons, enquanto o âmbar está mais abaixo e tende a ganhar elétrons. Isso significa que o âmbar, na verdade, tem mais afinidade para captar elétrons do que a lã.
Além disso, a parte que fala sobre “espaços interatômicos menores” na lã não é uma explicação comum ou relevante para a tendência de ganhar ou perder elétrons nesse contexto.

Resposta

F) A afirmação é falsa.

Exercícios relacionados

Sobre o trabalho de Pietervan e os fundamentos da teoria de Benjamin Franklin, determine as proposições verdadeiras (V) e as falsas (F):
2.( ) A eletricidade pode produzir efeitos no corpo humano quando uma grande eletricidade passa rapidamente pelo corpo, como no caso do processo de descarregamento da garrafa de Leyden.
Sobre o trabalho de Stephen Gray e Charles Dufay, determine as proposições verdadeiras e as falsas ( ):
9. ( ) No magnetismo só existem dipolos e na eletricidade só existem monopólos.
Benjamin Franklin foi um fisico norte-americano que criou uma excelente teoria a respeito dos comportamentos elétricos. Utilizando a série triboelétrica, determine as proposições verdadeiras e as falsas ( F ) sobre os processos de eletrização, através da concepção de Franklin.
6. ( ) Um corpo de vidro atritado em algodão eletriza um corpo negativamente através do processo de contato.
Para Franklin as nuvens possuem pequenas diferenças de constituição, logo, o atrito entre elas as eletriza. Portanto, baseado no seu modelo, deveriam existir nuvens poṣitivas e nuvens negativas. Isso justifica eventuais raios de uma nuvem para outra.
1.( ) Franklin teve a idéia de considerar os raios uma descarga elétrica quando promoveu uma grande descarga elétrica de uma bateria de garrafas de Leyden, o que emitiu luz e som como um fraco raio e um fraco trovão.