© Na presença de apenas duas cargas, q e 4 q, a carga q exerce uma força de módulo 2 F sobre a carga 4 q, ao passo que a carga 4 q exerce uma força de módulo sobre q.

Passo 1

Então, temos duas cargas elétricas: uma de valor q e outra de 4q. Sabemos que a carga q está exercendo uma força de magnitude 2F sobre a carga 4q. Nosso objetivo aqui é descobrir qual a força que a carga 4q está exercendo sobre a carga q. Para resolver isso, vamos utilizar a Lei de Coulomb e a Terceira Lei de Newton.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre a Lei de Coulomb, que nos diz que a força entre duas cargas elétricas é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas. A fórmula é dada por:
F = k q1 q2r^2
Onde:
  • F é a força entre as cargas,
  • k é a constante eletrostática,
  • q1 e q2 são as magnitudes das cargas,
  • r é a distância entre elas.

Passo 3

Agora, a Terceira Lei de Newton nos diz que para toda ação há uma reação de igual intensidade e em sentido contrário. Ou seja, se a carga q está puxando ou empurrando a carga 4q com uma força de 2F, então a carga 4q está fazendo o mesmo de volta sobre a carga q.

Resposta

A carga 4q exerce uma força de módulo 2F sobre a carga q.

Exercícios relacionados

Um capacitor esférico é formado por dois condutores esféricos concêntricos separados pelo vácuo. A superfície esférica interna possui raio de 15,0 cm e a capacitância é igual a 116 pF .
(a) Qual é o raio da superfície esférica externa?
Três cargas iguais de 0,53 mu C estão nos vértices de um triângulo equilátero de lado igual a 7,55 cm. Qual é o módulo (e a direção) da força elétrica resultante sobre cada carga?
a. 1,331 N, se afastando do centro do triângulo
b. 767,267 N, se afastando do centro do triângulo
○ c. 0,444 N, se aproximando do centro do triângulo
  • d. 1,331 N, se aproximando do centro do triângulo
    e. 0,887 N, se aproximando do centro do triângulo
Um capacitor esférico é formado por dois condutores esféricos concêntricos separados pelo vácuo. A superfície esférica interna possui raio de 15,0 cm e a capacitância é igual a 116 pF .
(b) Se a diferença de potencial entre as esferas for igual a 220 V , qual será o módulo de carga de cada esfera?
As antipartículas têm a mesma massa que suas partículas equivalentes, mas têm uma carga oposta. Por exemplo, a antipartícula de um elétron, e^-, é o pósitron e^+. A maioria das antipartículas é indicada por uma barra sobre a partícula, então barp é a antipartícula do próton e tem uma carga de -e. Qual(is) das seguintes reações satisfaz a conservação de carga?
Escolha uma opção:
a. p+barp e^++e^-+e^++e^-+2 n.
b. e^++e^- e^++e^-+p+barp+2 gamma.
c. e^++e^- 2 p+n+2 gamma.
○ d. n+p e^-+p+barp.