Caracterize cada um dos seguintes itens como transformação física ou química:
Corrosão do alumínio metálico

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente recebeu um exercício que pede para identificar se certos processos são transformações físicas ou químicas. A gente vai trabalhar com o seguinte item: Corrosão do alumínio metálico. Para resolver isso, precisamos entender o que são transformações físicas e químicas e como a corrosão se encaixa nessas definições.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar o que são transformações físicas e químicas. Transformação física é quando a substância muda de estado ou forma, mas sua composição química permanece a mesma. Por exemplo, água congelando em gelo: é só mudar o estado, mas continua sendo H₂O.
Já a transformação química envolve uma mudança na composição química da substância, formando novas substâncias com propriedades diferentes. Um exemplo clássico é a ferrugem do ferro, que reage com o oxigênio e forma óxido de ferro.

Passo 3

Agora, vamos pensar na corrosão do alumínio metálico. Corrosão é quando o metal reage com o ambiente ao seu redor, como o oxigênio do ar ou a água, e isso causa a deterioração do metal.
No caso do alumínio, ele reage com o oxigênio para formar uma camada de óxido de alumínio na superfície. Essa reação muda a composição química do alumínio, já que você passa de alumínio puro para alumínio mais óxido.

Passo 4

Como houve uma mudança na composição química do alumínio durante a corrosão, isso caracteriza uma transformação química. Não é apenas uma mudança de estado ou forma, mas a formação de novas substâncias.

Resposta

A corrosão do alumínio metálico é uma transformação química.

Exercícios relacionados