Coloque em ordem crescente de força de ligação: 1) Dipolo-Dipolo induzido 2) Lig. de hidrogênio 3) Dipolo-Dipolo
b) 1-3-2

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão que está pedindo para colocar em ordem crescente a força das ligações intermoleculares. A matéria aqui é ligações intermoleculares, e a gente vai precisar entender os diferentes tipos dessas ligações para saber qual é mais forte e qual é mais fraca.

Passo 2

Primeiro, vamos entender cada tipo de ligação que a questão mencionou:
  1. Dipolo-Dipolo induzido: Essa é uma força que ocorre quando a molécula de uma substância induz um dipolo em outra molécula próxima. Basicamente, é uma atração entre uma molécula polar e uma molécula não polar que ficou polarizada por essa interação.
  2. Ligação de hidrogênio: Essa é uma ligação muito específica e forte que acontece quando o hidrogênio está ligado a um átomo altamente eletronegativo, como oxigênio, nitrogênio ou flúor, e esse hidrogênio passa a interagir com outro átomo eletronegativo em outra molécula.
  3. Dipolo-Dipolo: Essa força acontece entre duas moléculas polares, ou seja, moléculas que têm dipolos permanentes. As pontas positivas de uma molécula atraem as pontas negativas da outra e vice-versa.

Passo 3

Agora que entendemos o que cada tipo de ligação faz, vamos comparar a força delas:
  • Dipolo-Dipolo induzido é a mais fraca dessas. Isso porque uma molécula está apenas induzindo um dipolo na outra, sem ter um dipolo permanente.
  • Dipolo-Dipolo é mais forte que a dipolo-dipolo induzido porque envolve dipolos permanentes em ambas as moléculas, o que cria uma interação mais estável e duradoura.
  • Ligação de hidrogênio é a mais forte das três. Isso ocorre porque envolve não só a interação dipolo-dipolo, mas também uma configuração geométrica específica que aumenta a força da atração entre as moléculas.

Passo 4

Então, colocando em ordem crescente de força:
  1. Dipolo-Dipolo induzido (mais fraco)
  2. Dipolo-Dipolo
  3. Ligação de hidrogênio (mais forte)

Resposta

A ordem crescente de força de ligação é: 1-3-2.

Exercícios relacionados