Complete a seguinte afirmação: O campo magnético nas vizinhanças de uma espira circular percorrida por corrente é semelhante ao campo magnético
a) da Terra.
b) de uma espira retangular percorrida por corrente.
c) de um ímã curto em forma de barra.
d) de um fio longo e retilíneo percorrido por corrente.
e) de dois fios longos e retilíneos percorridos por correntes em sentidos opostos.

Passo 1

Vamos lá! O exercício pede para completar a afirmação sobre o campo magnético próximo a uma espira circular percorrida por corrente. Estamos lidando com magnetismo, especificamente com campos magnéticos gerados por correntes elétricas. Para resolver, precisamos entender como o campo de uma espira circular se compara a outros tipos de campos magnéticos.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que uma espira circular percorrida por corrente cria um campo magnético ao seu redor. Esse campo tem uma direção definida pelo sentido da corrente, seguindo a regra da mão direita. O campo magnético gerado por uma espira circular se assemelha ao de um ímã, com um polo norte e um polo sul definidos.

Passo 3

Agora, vamos analisar cada opção para ver qual delas tem um campo magnético semelhante ao da espira circular:
a) Campo magnético da Terra: O campo terrestre é bastante grande e praticamente uniforme em pequena escala, mas não tem a mesma configuração detalhada de uma espira.
b) Campo magnético de uma espira retangular: Embora também seja gerado por uma corrente, a forma retangular faz com que o campo seja diferente, especialmente nas bordas da espira.
c) Campo magnético de um ímã curto em forma de barra: Um ímã de barra tem um campo magnético que se assemelha exatamente ao de uma espira circular, com um polo norte e sul bem definidos e linhas de campo que saem de um polo e entram no outro.
d) Campo magnético de um fio longo e retilíneo percorrido por corrente: O campo ao redor de um fio longo é circular e simétrico, mas não possui os polos como em um ímã ou em uma espira.
e) Campo magnético de dois fios longos e retilíneos percorridos por correntes em sentidos opostos: Isso cria um campo magnético que se cancela em algumas áreas e se reforça em outras, mas não é semelhante ao campo de uma espira única.

Resposta

A alternativa c) de um ímã curto em forma de barra é a correta, pois o campo magnético de uma espira circular percorrida por corrente é semelhante ao campo magnético de um ímã de barra.

Exercícios relacionados

Uma partícula carregada está se movendo em uma região onde existe um campo magnético constante. O campo magnético realiza trabalho sobre a partícula?
a) Sim, porque existe uma força agindo sobre a partícula, e a partícula sofre um deslocamento.
b) Não, porque a força associada ao campo magnético é sempre perpendicular ao deslocamento da partícula.
c) Não, porque o campo magnético é um vetor, e o trabalho é uma grandeza escalar.
d) Não, porque o campo magnético é conservativo.
e) Não, porque a força magnética depende da velocidade.
Uma bateria tem uma fem de e uma resistência interna de . Determine a tensão entre os terminais da bateria quando a corrente que atravessa a bateria é 1,0A.
a)
b)
c)
d) 6,6 V
e)
Considere a relação que existe entre a direção de um campo magnético, a direção de um momento dipolar magnético e a direção do torque que o campo magnético exerce sobre o momento dipolar magnético. Qual das afirmações abaixo a respeito dessa relação é verdadeira?
a) O torque é paralelo ao campo magnético e ao momento dipolar magnético.
b) O torque é perpendicular ao campo magnético e paralelo ao momento dipolar magnético.
c) O torque é paralelo ao campo magnético e perpendicular ao momento dipolar magnético.
d) O torque é perpendicular ao campo magnético e ao momento dipolar magnético.
Um resistor de e um indutor de são ligados em série com uma fonte até que a corrente atinja o valor máximo de . Se uma chave é usada para substituir a fonte por um curto circuito, quanto tempo a corrente leva para atingir o valor de 1,0A?
a)
b)
c)
d)
e)