Considere a lista L=[2,4,6,8,10], onde n=5 indica o número de elementos na lista.
Use o algoritmo de remoção para remover o elemento 6 e explique cada passo, incluindo o deslocamento dos elementos após a remoção.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O que a gente tem aqui é uma lista chamada L = [2, 4, 6, 8, 10] com 5 elementos (já que n = 5). A missão é remover o número 6 dessa lista usando o algoritmo de remoção. Para isso, a gente vai precisar entender como funciona a remoção em listas e como os elementos se ajustam depois que removemos um item.

Passo 2

Primeiro, vamos identificar onde está o número 6 na lista. Nossa lista é L = [2, 4, 6, 8, 10]. Olhando para os índices (começando do 0):
  • Índice 0: 2
  • Índice 1: 4
  • Índice 2: 6
  • Índice 3: 8
  • Índice 4: 10
Então, o número 6 está na posição de índice 2.

Passo 3

Agora que sabemos que o 6 está no índice 2, vamos remover esse elemento. O algoritmo de remoção basicamente vai “pular” o elemento que queremos remover e fazer com que os elementos que estão depois dele se movam uma posição para a esquerda para preencher o espaço vazio.

Passo 4

Vamos realizar o deslocamento dos elementos após a remoção do 6:
  • O elemento no índice 3 (que é 8) vai se mover para o índice 2.
  • O elemento no índice 4 (que é 10) vai se mover para o índice 3.
Depois desse deslocamento, a lista temporária fica assim: L = [2, 4, 8, 10, 10]. Note que o último elemento está duplicado porque o 10 foi movido para o índice 3.

Passo 5

Para completar a remoção, precisamos atualizar o número de elementos na lista. Antes, tínhamos n = 5, agora como removemos um elemento, será n = 4. Além disso, podemos considerar o último elemento (após o deslocamento) como removido ou ignorado já que nosso novo tamanho é 4.

Resposta

Após remover o elemento 6 usando o algoritmo de remoção, a lista fica L = [2, 4, 8, 10] com n = 4.

Exercícios relacionados