Construa uma tabela de distribuição de frequências e um histograma, usando 4 classes de mesmo comprimento.
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente precisa construir uma tabela de distribuição de frequências e um histograma, usando 4 classes de mesmo comprimento. Isso está dentro da matéria de Estatística, especificamente tratando de Distribuição de Frequências e Representação Gráfica de Dados. Para resolver isso, vamos precisar organizar os dados em classes, calcular as frequências e, depois, representar tudo isso visualmente no histograma.
Passo 2
Primeiro, precisamos determinar o intervalo total dos dados, que é a diferença entre o maior e o menor valor do conjunto de dados. Essa informação é fundamental para definir as classes de mesmo comprimento.
Passo 3
Com o intervalo total em mãos, vamos dividir esse intervalo pelo número de classes que queremos, que nesse caso são 4. Isso nos dará o comprimento de cada classe.
Passo 4
Agora, vamos estabelecer os limites de cada classe. Começamos com o menor valor do conjunto de dados e, adicionando o comprimento da classe, determinamos o limite superior de cada classe.
Por exemplo:
- Classe 1: de 0 a 5
- Classe 2: de 5 a 10
- Classe 3: de 10 a 15
- Classe 4: de 15 a 20
Passo 5
Depois de definir as classes, vamos contar quantos dados caem em cada classe. Essas contagens são as frequências absolutas. Também podemos calcular as frequências relativas dividindo a frequência de cada classe pelo total de dados.
Passo 6
Com as frequências calculadas, montamos a tabela de distribuição de frequências listando cada classe com sua respectiva frequência absoluta e relativa.
Passo 7
Finalmente, para construir o histograma, vamos usar as classes no eixo X e as frequências no eixo Y. Cada classe será representada por uma barra cuja altura corresponde à sua frequência.
Resposta
Seguindo esses passos, você consegue construir a tabela de distribuição de frequências e o histograma com 4 classes de mesmo comprimento de forma clara e organizada!
Exercícios relacionados
Construir uma tabela estatística e representar graficamente para representar o seguinte fato: população da região Norte do Brasil em 1970, sabendo-se que em Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, temos, respectivamente: 116.620 - 218.006 - 960.934 - 41.638 - 2.197.072 e 116.480 habitantes, segundo dados da Fundação IBGE.
Numa ilha existem três modelos de automóveis disponíveis para a compra, um de cada um das seguintes marcas; A,B e C. Segundo os fabricantes, e tendo em conta as características da rede de estradas local, o consumo dos referidos automóveis (em litros aos cem Km ) é caracterizado pelas seguintes distribuições:
Um determinado Senhor, residente da ilha, possui um automóvel da marca C, dois da marca A e três da marca B. O referido Senhor tem por costume escolher na segunda-feira de manhã o automóvel que vai utilizar ao longo da semana.
a. Sabendo que na última semana que na última semana o automóvel utilizado gastou em média mais de 10 litros (aos cem Km ), calcule a probabilidade de ter sido um automóvel da marca A o escolhido.
b. Qual a probabilidade de o consumo de um automóvel da marca C ser pelo menos 1 litro inferior ao consumo de um automóvel da marca A?
a. Sabendo que na última semana que na última semana o automóvel utilizado gastou em média mais de 10 litros (aos cem Km ), calcule a probabilidade de ter sido um automóvel da marca A o escolhido.
b. Qual a probabilidade de o consumo de um automóvel da marca C ser pelo menos 1 litro inferior ao consumo de um automóvel da marca A?
Uma empresa de inspeção realiza verificações em pontes de concreto. Sabe-se que
das pontes inspecionadas têm um histórico de manutenção adequada, e
têm um histórico de manutenção inadequada. A probabilidade de uma ponte com manutenção adequada apresentar defeitos é de
, enquanto a probabilidade de uma ponte com manutenção inadequada apresentar defeitos é de
. Se uma ponte inspecionada apresenta defeitos, qual é a probabilidade de que ela tenha um histórico de manutenção inadequada?
Fazer uma tabela estatística e um gráfico para representar o movimento religioso de certo município no período 1975-1977, que apresentou os seguintes dados: em 1975, houve 56.738 habitantes batizados (dos quais 26.914 do sexo feminino), 15.884 casamentos e 13.678 estremas-unções. Em 1976, houve 33.915 batizados do sexo masculino e 29.568 do sexo feminino; os casamentos foram em número de 17.032 e as extremas-unções, 14.328. Em 1977, em um total de 71.232, 34.127 eram do sexo masculino; as extremas-unções foram 16.107 e os casamentos 16.774.