Crie um algoritmo que leia as taxas de juros ( ) de um financiamento price (1% é igual a 0,01), os valores das parcelas (pmt) e o número de parcelas ( ). Em seguida, calcule o valor presente do financiamento que é feito pela seguinte fórmula:

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado pede para a gente criar um algoritmo que lê as taxas de juros ( ) de um financiamento Price, os valores das parcelas (pmt) e o número de parcelas ( ). A gente precisa calcular o valor presente do financiamento usando a fórmula:
Aqui, vamos usar conceitos de matemática financeira, especificamente o cálculo do valor presente de uma série de pagamentos futuros.

Passo 2

Primeiro, a gente precisa ler os dados de entrada: a taxa de juros ( ), o valor da parcela (pmt) e o número de parcelas ( ). Isso geralmente é feito pedindo para o usuário digitar esses valores.

Passo 3

Agora, vamos entender a fórmula. O valor presente ( ) é a soma de todas as parcelas futuras descontadas pela taxa de juros. Ou seja, cada parcela é dividida por , onde é o número da parcela.

Passo 4

Vamos inicializar uma variável para acumular o valor presente. Vamos chamar essa variável de e começar com zero.

Passo 5

Em seguida, vamos iterar de 1 até para calcular cada parcela descontada e somar ao .
Para cada parcela :

Passo 6

Depois de somar todas as parcelas, o valor de vai representar o valor presente do financiamento.

Resposta

O valor presente do financiamento é dado por:

Exercícios relacionados

Crie um algoritmo que:
a) Leia e escreva o nome e a altura das moças inscritas em um concurso de beleza, até que seja digitada o nome b) Calcule e escreva as duas maiores alturas e quantas moças as possuem.
Considere um vetor de trajetórias de 9 elementos onde cada elemento possui o valor do próximo elemento a ser lido.
Índice 0 1 2 3 4 5 6 7 8
Valor 4 6 5 8 1 7 3 0 2
Fazer um programa que leia esse vetor e imprima a trajetória correta: sequência de impressão 4, 1, 6, 3, 8, 2, 5, 7, 0 .
Seu algoritmo deve ler as variáveis inteiras A e B. Posteriormente, calcule o Máximo Divisor Comum (MDC) entre A e B, a quantidade de divisores comuns entre e B e o Mínimo Múltiplo Comum (MMC) entre A e B.
Jogo da subtração. Seu algoritmo deverá ler uma variável positiva T e posteriormente mais três variáveis positivas e S 3 , sendo que estas variáveis são obrigatoriamente menores que T. O jogo consiste de dois jogadores, J1 e J2. A cada rodada a variável T é subtraída por uma das variáveis S1 ou S2 ou S3, escolhida pelo jogador da rodada. Perde o jogo quando o jogador ao executar sua subtração, obtém um valor menor do que zero. O seu programa deve apontar o jogador VENCEDOR.