Um dado importante de qualquer bateria (além da sua especificação de tensão) é sua especificação de ampère-hora (Ah) que é uma medida da capacidade da bateria que indica quanto tempo uma bateria de tensão fixa será capaz de fornecer uma determinada corrente.
- Por exemplo, uma bateria de 100Ah é capaz de fornecer 1A durante 100h, ou fornecer 10A durante 10h, ou 100A durante 1h. Então a equação fica:
Passo 1
Beleza, vamos começar resumindo o que a questão tá falando. A gente quer descobrir quanto tempo uma bateria vai durar fornecendo uma determinada corrente. Pra isso, vamos usar a especificação de ampère-hora (Ah) da bateria. Ou seja, vamos ver como a capacidade da bateria (em Ah) se relaciona com a corrente que a carga tá pedindo (em A) pra calcular o tempo de vida da bateria.
Passo 2
Vamos identificar os valores que temos. Por exemplo, vamos supor que temos uma bateria com 100Ah de capacidade e que a carga está demandando 10A de corrente. Nosso objetivo é descobrir por quanto tempo essa bateria vai aguentar fornecendo esses 10A.
Passo 3
Agora, vamos usar a fórmula que relaciona a vida da bateria com a capacidade e a corrente demandada:
Passo 4
Substituindo os valores que temos na fórmula:
Resposta
A bateria vai durar 10 horas fornecendo 10A.
Exercícios relacionados
Se o elétron livre deixa a proximidade do átomo regiões de carga positiva e negativa são estabelecidas. Essa separação de cargas para estabelecer regiões de cargas positivas e negativas é a ação que ocorrem em toda bateria por meio de reação química.
- Toda fonte de tensão é estabelecida com a criação de regiões de cargas positivas e negativas.
- Como a carga de 1 elétron é muito pequena, criou-se um pacote de elétrons chamado Coulomb ©, em que:
1C de carga = carga de 6,242 ×elétrons
O átomo de hidrogênio é constituído por duas partículas fundamentais, o próton que possui carga positiva e fica fixo no núcleo e o elétron que possui carga negativa e descreve uma órbita em torno do núcleo.
- Em módulo a carga de um próton e de um elétron são iguais. Portanto, átomos estáveis possuem em sua estrutura um número igual de prótons e elétrons.
Se ligarmos fios construídos com materiais diferentes aos terminais da mesma bateria e medirmos a corrente em cada um deles, verificaremos que elas são diferentes, isso é fruto da diferente facilidade de estabelecimento de fluxo de carga que possui cada material.
Denominamos:
Denominamos:
- Condutor - materiais que permitem a passagem de um fluxo intenso de elétrons com a aplicação de uma tensão relativamente pequena. Por exemplo os fios de cobre usados em instalações elétricas.
- Isolantes - materiais que possuem poucos elétrons livres, sendo necessária aplicação de uma tensão muito elevada para estabelecer uma corrente mensurável. Por exemplo o encapamento de fios elétricos.
Considere um feixe de raios-X, com
, e também um feixe de raios
, com
. Se a radiação espalhada pelos elétrons livres é observada a
do feixe incidente: Qual é o deslocamento Compton em cada caso?