Defina termoplásticos, termofixos e elastômeros.

Passo 1

Beleza, então a gente vai definir três tipos de materiais plásticos: termoplásticos, termofixos e elastômeros. Esses materiais fazem parte da química dos polímeros, que é o estudo de macromoléculas formadas por unidades repetitivas. Vamos precisar entender como esses plásticos reagem ao calor e às forças aplicadas para diferenciá-los.

Passo 2

Termoplásticos são plásticos que podem ser aquecidos, derretidos e moldados várias vezes sem sofrer alterações químicas permanentes. Isso significa que a gente pode reciclar esses materiais sem problemas. Exemplos comuns são o polietileno e o PVC.

Passo 3

Termofixos, por outro lado, são plásticos que, uma vez moldados e endurecidos através de uma reação química (como a cura), não podem ser reamoldados com calor. Eles formam estruturas tridimensionais rígidas. Um exemplo é a resina epóxi.

Passo 4

Já os elastômeros são plásticos que têm uma grande capacidade de estiramento e voltam à sua forma original após a deformação. Eles são caracterizados por ligações químicas flexíveis que lhes conferem essa elasticidade. O exemplo mais conhecido é a borracha natural.

Resposta

Termoplásticos são plásticos que podem ser aquecidos e remodelados várias vezes sem alterar sua estrutura química, como o polietileno. Termofixos são plásticos que, após moldados e endurecidos por calor ou reação química, não podem ser remoldados, como a resina epóxi. Elastômeros são plásticos altamente flexíveis que retornam à sua forma original após serem esticados, como a borracha natural.

Exercícios relacionados

Qual a relação entre o grau de cristalinidade e as propriedades dos polímeros?
Defina homopolímeros, copolímeros e blendas poliméricas.
Qual a relação entre o aumento da temperatura e o comportamento mecânico dos polímeros?
Cite cinco polímeros e cite três aplicações de cada um deles.