Numa demonstração em classe, duas fendas separadas por 0,5 mm são iluminadas por luz de um laser, e a figura de interferência é observada num anteparo colocado a 5 m de distância. A distância, medida no anteparo, entre o centro da figura de interferência e a 37 al franja brilhante é 25,7 cm. Qual o comprimento de onda da luz?

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício de interferência de fendas duplas! A gente tem duas fendas separadas por iluminadas por um laser, e a figura de interferência é observada a de distância. A distância entre o centro e a 37ª franja brilhante é . O objetivo aqui é descobrir qual o comprimento de onda da luz usada.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar a fórmula que relaciona a distância entre as franges, a distância entre as fendas, a distância até o anteparo e o comprimento de onda da luz. A fórmula é:
De
Onde:
  • é a distância entre o centro e a franja brilhante,
  • é a ordem da franja (no caso, 37),
  • é o comprimento de onda que queremos encontrar,
  • é a distância até o anteparo,
  • é a distância entre as fendas.

Passo 3

Vamos reorganizar a fórmula para isolar lambda = De:

Passo 4

Agora, vamos colocar os valores na fórmula. Mas antes, precisamos ter certeza de que todas as unidades estão corretas, geralmente usando metros.

Passo 5

Substituindo os valores na fórmula:
lambda = 0,257 , m times 0,0005 , m37 times 5 , m = 0,0001285 , m^2185 , m = 6,95 times 10^-7 , m

Resposta

O comprimento de onda da luz é aproximadamente ou .

Exercícios relacionados

A combustão de 1 kg de carvão fornece aproximadamente 3.10^7 Joules de energia. A conversão de 1 grama de ^235 U em energia é aproximadamente equivalente à queima de quantos quilogramas de carvão? Assuma que cada átomo de urânio fornece cerca de 200 MeV de energia.
Complete as seguintes reações nucleares e calcule o Q de cada uma delas:
^235 U(n, gamma)
Uma película, de índice de refração 1,33 e espessura 12 mu m, é inserida num dos braços de um interferômetro de Michelson. A luz usada tem o comprimento de onda de 589 nm no ar. De quantas franjas de interferência será deslocada a figura de interferência?
Um gás ideal diatômico, cujas moléculas estão girando, mas não oscilam, perde energia Q na forma de calor. A diminuição de energia interna do gás é maior se a perda acontece em um processo a volume constante ou em um processo à pressão constante?