Em derramamento de óleo no mar, os produtos conhecidos como dispersantes são usados para reduzir a tensão superficial do petróleo derramado, permitindo que o vento e as ondas quebrem a mancha em gotículas microscópicas. Estas são dispensadas pela água do mar antes que a mancha de petróleo atinja a costa. Na tentativa de fazer uma reprodução do efeito desse produto em casa, um estudante preparou um recipiente contendo água e gotas de óleo de soja. Há disponível apenas azeite, vinagre, detergente, água sanitária e sal de cozinha. Qual dos materiais disponíveis provoca ação semelhante à situação descrita?
A) azeite
B) vinagre
C) detergente
D) água sanitária
E) sal de cozinha

Passo 1

Beleza, vamos lá! Você trouxe um exercício sobre como materiais podem ajudar a dispersar o óleo na água, tipo em um derramamento no mar. A matéria envolvida aqui é química, especialmente a parte sobre tensão superficial e como certas substâncias conseguem quebrar o óleo em gotinhas menores. Para resolver isso, vamos precisar entender como cada material disponível (azeite, vinagre, detergente, água sanitária e sal) interage com o óleo e a água.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que aconteceu no derramamento de óleo. Os dispersantes usados lá diminuem a tensão superficial do petróleo. A tensão superficial é como uma espécie de “pele” na superfície de líquidos, que faz com que certas substâncias, como o óleo, não se misturem facilmente com a água. Quando essa tensão diminui, o óleo se quebra em gotinhas menores, que se dispersam melhor na água, evitando que cheguem rapidamente à costa.

Passo 3

Agora, vamos analisar os materiais que o estudante tem em casa:
  • Azeite: É um tipo de óleo, então não vai ajudar a quebrar o óleo de soja; na verdade, pode até aumentar a camada de óleo.
  • Vinagre: É ácido e pode alterar o pH da água, mas não tem a propriedade de reduzir a tensão superficial do óleo.
  • Detergente: Sabemos que detergentes têm moléculas com uma parte que gosta de óleo e outra que gosta de água. Isso os torna excelentes para diminuir a tensão superficial entre óleo e água.
  • Água sanitária: É um agente desinfetante, mas não tem a capacidade de agir como um dispersante de óleo.
  • Sal de cozinha: Pode afetar a solubilidade de alguns compostos, mas não é eficaz na redução da tensão superficial do óleo.

Passo 4

Focando no detergente, suas moléculas surfactantes se posicionam entre o óleo e a água. A parte hidrofílica (que ama água) fica voltada para a água, e a parte hidrofóbica (que repele água) fica voltada para o óleo. Isso cria uma espécie de ponte que permite que o óleo se espalhe em gotinhas menores na água, reduzindo a tensão superficial e ajudando na dispersão.

Passo 5

Comparando com os outros materiais, o detergente é o único que realmente possui essas propriedades surfactantes necessárias para agir como um dispersante de óleo, semelhante ao que é usado em verdadeiros derramamentos.

Resposta

C) detergente

Exercícios relacionados