Descreva as duas opções existentes para o
contorno da gliconeogênese (que leva de piruvato a pep fosfoenolpiruvato).
Passo 1
Beleza, então o exercício pede para a gente descrever as duas maneiras que a gliconeogênese usa para contornar a primeira etapa, que vai do piruvato até o pep fosfoenolpiruvato (PEP). Basicamente, estamos falando de como o corpo reconstrói a glicose a partir de substâncias que não são carboidratos. Para resolver isso, vamos precisar entender um pouco sobre as enzimas envolvidas nesse processo e como elas funcionam para superar aquela etapa que não pode ser revertida diretamente na glicólise.
Passo 2
A primeira opção para contornar essa etapa envolve duas enzimas principais: a piruvato carboxilase e a PEP carboxiquinase. Primeiro, a piruvato carboxilase transforma o piruvato em oxaloacetato (OAA) adicionando uma molécula de CO₂. Essa reação ocorre dentro das mitocôndrias e requer biotina como coenzima.
Depois, o oxaloacetato é convertido em PEP pela PEP carboxiquinase, que também adiciona moléculas de CO₂ no processo. Essa segunda reação libera uma molécula de CO₂ e forma o PEP, que pode então seguir no caminho da gliconeogênese.
Passo 3
A segunda opção também começa com a conversão do piruvato, mas utiliza o aspartato como intermediário para transportar o grupo carbonil. Primeiro, o piruvato é convertido em aspartato através da transaminação, onde um grupo amino é transferido para o piruvato formando aspartato e alfa-cetoglutarato.
Depois, o aspartato é transportado para o citoplasma e convertido novamente em oxaloacetato pela aspartato aminotransferase. A partir daí, segue o mesmo caminho da primeira opção, sendo convertido em PEP pela PEP carboxiquinase.
Resposta
As duas opções para o primeiro contorno da gliconeogênese, que vai do piruvato ao PEP, são:
-
Via da Piruvato Carboxilase e PEP Carboxiquinase: O piruvato é primeiro convertido em oxaloacetato pela piruvato carboxilase e, em seguida, o oxaloacetato é transformado em PEP pela PEP carboxiquinase.
-
Via de Transporte de Aminoácidos com Aspartato: O piruvato é convertido em aspartato através da transaminação, transportado para o citoplasma onde é reconvertido em oxaloacetato pela aspartato aminotransferase, e finalmente em PEP pela PEP carboxiquinase.