Descreva como ocorre o transporte de lipídios pelo sangue. Que dificuldades devem ser superadas? No que difere o transporte dos lipídios advindos da dieta, após a digestão e absorção intestinal, daquele que ocorre após a mobilização dos estoques de triacilglicerol dos adipócitos?
Passo 1
Vamos resolver uma questão sobre como os lipídios são transportados pelo sangue. Para isso, vamos precisar entender o que são lipídios, como eles circulam no corpo através das lipoproteínas, os desafios dessa circulação e as diferenças no transporte dos lipídios que vêm da dieta versus aqueles que são liberados dos estoques nos adipócitos.
Passo 2
Primeiro, é importante saber que os lipídios, como gorduras e triglicerídeos, são muito importantes para o corpo, mas eles não se dissolvem bem em água. Como o sangue é principalmente composto de água, isso cria um problema: como os lipídios conseguem circular pelo sangue? A solução que o corpo encontrou são as lipoproteínas.
Passo 3
As lipoproteínas são como “veículos” que transportam os lipídios pelo sangue. Elas são compostas por uma camada externa de proteínas e fosfolipídios que são solúveis em água, o que permite que os lipídios, que ficam protegidos no interior, circulem sem problemas. Existem diferentes tipos de lipoproteínas, como quilomícrons, VLDL, LDL e HDL, e cada uma tem funções específicas no transporte de diferentes tipos de lipídios.
Passo 4
Uma das maiores dificuldades no transporte de lipídios pelo sangue é justamente a sua insolubilidade em meio aquoso. As lipoproteínas superam esse desafio encapsulando os lipídios dentro de uma camada que interage bem com a água, graças às proteínas e fosfolipídios na sua superfície. Isso não só facilita o transporte, mas também protege os lipídios até que eles cheguem ao destino certo no corpo.
Passo 5
Agora, vamos diferenciar o transporte dos lipídios que vêm da dieta depois da digestão e absorção intestinal daqueles que são liberados dos estoques de triacilglicerol nos adipócitos. Os lipídios da dieta são absorvidos pelos intestinos e empacotados em quilomícrons, que os transportam pelo sangue para serem usados pelas células ou armazenados. Já os lipídios dos adipócitos são liberados na forma de ácidos graxos livres quando o corpo precisa de energia. Esses ácidos graxos se ligam a proteínas como a albumina para serem transportados pelo sangue até os tecidos que vão utilizá-los.
Resposta
Os lipídios circulam no sangue através de lipoproteínas, que os tornam solúveis no meio aquoso. As principais dificuldades, como a insolubilidade dos lipídios em água, são superadas pelas lipoproteínas que envolvem os lipídios com proteínas e fosfolipídios. Além disso, o transporte difere entre os lipídios da dieta, que utilizam quilomícrons após serem absorvidos no intestino, e os lipídios dos estoques dos adipócitos, que são liberados como ácidos graxos livres ligados à albumina para transporte até os tecidos.