Descreva a principal contribuição para ciência de Millikan.
Passo 1
Beleza, vamos lá! A questão pede para a gente descrever qual foi a principal contribuição de Millikan para a ciência. Então, vamos precisar falar sobre o que ele fez, qual área da ciência isso impactou e quais ferramentas ou métodos ele usou para chegar nas suas descobertas.
Passo 2
Primeiro, vale entender quem foi Robert Millikan. Ele foi um físico americano muito famoso no começo do século 20. A principal coisa que ele fez foi medir a carga do elétron, que é uma partícula fundamental na física.
Passo 3
Para medir a carga do elétron, Millikan realizou o famoso experimento das gotinhas de óleo. Nesse experimento, ele usou um dispositivo chamado de câmara de Milikan, que tem duas placas metálicas entre as quais as gotinhas de óleo são pulverizadas.
Passo 4
Millikan aplicou uma diferença de potencial elétrico entre essas duas placas, criando um campo elétrico. As gotinhas carregadas de óleo entram no campo e equilibram a força da gravidade com a força elétrica, o que faz com que elas flutuem ou desçam lentamente.
Passo 5
Usando fotos de alta precisão e observando o comportamento das gotinhas sob diferentes condições, Millikan conseguiu calcular a carga elétrica de cada gota. Ele descobriu que a carga elétrica das gotinhas era sempre múltiplo de uma carga fundamental, que ele determinou ser a carga do elétron.
Passo 6
Através desse experimento, Millikan confirmou que a carga elétrica é quantizada, ou seja, existe um mínimo valor de carga que é sempre a mesma para todos os elétrons. Ele calculou o valor da carga do elétron e mostrou que ela é aproximadamente
coulombs.
Resposta
A principal contribuição de Robert Millikan para a ciência foi a determinação precisa da carga elétrica do elétron através do experimento das gotinhas de óleo, comprovando que a carga elétrica é quantizada e estabelecendo o valor fundamental da carga do elétron.