Dois prótons colocados próximos um ao outro, sem qualquer objeto próximo,
Escolha uma opção:
  • a. acelerariam para longe um do outro
    b. permaneceriam parados.
    c. acelerariam um em direção ao outro
    d. afastar-se-iam um do outro com velocidades constantes
    e. aproximar-se-iam um do outro com velocidades constantes

Passo 1

Vamos analisar o problema: Temos dois prótons próximos um do outro, sem nenhum objeto próximo. A matéria que vamos usar aqui é a física, mais especificamente a eletrostática, que estuda as cargas elétricas e suas interações. Para resolver isso, precisamos entender como prótons, que são partículas carregadas positivamente, interagem entre si.

Passo 2

Primeiro, é importante lembrar que prótons possuem carga elétrica positiva. De acordo com a Lei de Coulomb, cargas do mesmo tipo (ambas positivas ou ambas negativas) se repelem, ou seja, exercem forças que empurram uma a outra.

Passo 3

Como não há objetos ou forças externas influenciando os prótons, somente a força eletrostática atuará entre eles. Essa força de repulsão fará com que os prótons comecem a se afastar um do outro.

Passo 4

Além disso, como essa força está agindo, os prótons não apenas se afastarão, mas também irão acelerar para longe um do outro, já que força causa aceleração de acordo com a segunda lei de Newton ( ).

Resposta

a. acelerariam para longe um do outro

Exercícios relacionados

As antipartículas têm a mesma massa que suas partículas equivalentes, mas têm uma carga oposta. Por exemplo, a antipartícula de um elétron, e^-, é o pósitron e^+. A maioria das antipartículas é indicada por uma barra sobre a partícula, então barp é a antipartícula do próton e tem uma carga de -e. Qual(is) das seguintes reações satisfaz a conservação de carga?
Escolha uma opção:
a. p+barp e^++e^-+e^++e^-+2 n.
b. e^++e^- e^++e^-+p+barp+2 gamma.
c. e^++e^- 2 p+n+2 gamma.
○ d. n+p e^-+p+barp.
Um capacitor esférico é formado por dois condutores esféricos concêntricos separados pelo vácuo. A superfície esférica interna possui raio de 15,0 cm e a capacitância é igual a 116 pF .
(b) Se a diferença de potencial entre as esferas for igual a 220 V , qual será o módulo de carga de cada esfera?
Calcule a corrente elétrica que passa por um condutor quando uma carga de 10 C atravessa uma seção transversal em 2 segundos.
Uma bola de cortiça coberta com tinta condutora é carregada com -1,04 times 10^-3 C. Você tem três bolas de cortiça semelhantes, mas sem carga. Descreva como seria possível produzir uma bola de cortiça com carga de -0,13 times 10^-13 C. Seriam necessárias todas as três bolas extras? Explique.