Calcule a corrente elétrica que passa por um condutor quando uma carga de 10 C atravessa uma seção transversal em 2 segundos.

Passo 1

Beleza, então temos um exercício de eletricidade. A gente precisa calcular a corrente elétrica que passa por um condutor quando uma carga de 10 C atravessa uma seção transversal em 2 segundos. Para resolver isso, vamos usar a fórmula que relaciona carga elétrica, corrente e tempo.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar a definição de corrente elétrica. A corrente elétrica ( ) é a quantidade de carga que passa por um ponto em um condutor por unidade de tempo. Basicamente, mostra o “fluxo” de elétrons passando pelo fio.

Passo 3

A fórmula que relaciona corrente ( I = Qt ), carga elétrica ( ) e tempo ( ) é:
Onde:
  • : corrente elétrica (em amperes, A)
  • : carga elétrica (em coulombs, C)
  • : tempo (em segundos, s)

Passo 4

Agora, vamos substituir os valores que a gente tem na fórmula:
Q = 10, C
t = 2, s
Substituindo na fórmula:
I = 10, C2, s

Passo 5

Fazendo a divisão:
I = 5, A

Resposta

A corrente elétrica que passa pelo condutor é de 5 A.

Exercícios relacionados

Dois prótons colocados próximos um ao outro, sem qualquer objeto próximo,
Escolha uma opção:
  • a. acelerariam para longe um do outro
    b. permaneceriam parados.
    c. acelerariam um em direção ao outro
    d. afastar-se-iam um do outro com velocidades constantes
    e. aproximar-se-iam um do outro com velocidades constantes
As antipartículas têm a mesma massa que suas partículas equivalentes, mas têm uma carga oposta. Por exemplo, a antipartícula de um elétron, e^-, é o pósitron e^+. A maioria das antipartículas é indicada por uma barra sobre a partícula, então barp é a antipartícula do próton e tem uma carga de -e. Qual(is) das seguintes reações satisfaz a conservação de carga?
Escolha uma opção:
a. p+barp e^++e^-+e^++e^-+2 n.
b. e^++e^- e^++e^-+p+barp+2 gamma.
c. e^++e^- 2 p+n+2 gamma.
○ d. n+p e^-+p+barp.
Uma bola de cortiça coberta com tinta condutora é carregada com -1,04 times 10^-3 C. Você tem três bolas de cortiça semelhantes, mas sem carga. Descreva como seria possível produzir uma bola de cortiça com carga de -0,13 times 10^-13 C. Seriam necessárias todas as três bolas extras? Explique.
Um corpo de massa 500 g gira num plano horizontal em torno de um ponto fixo, preso à extremidade de um fio de 1 m de comprimento e massa desprezível.
Se o corpo efetua 60 voltas completas a cada meio minuto, então a força de tração exercida pelo fio, em newtons, é:(use pi^2=10 )
(A) 10
(B) 80
© 30
(D) 160
(E) 50