O que é elasticidade?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A pergunta é: “O que é elasticidade?” Isso está relacionado à área de Economia. Pra entender isso, vamos precisar saber o que significa elasticidade no contexto econômico e como ela é usada para analisar o comportamento dos consumidores e produtores.

Passo 2

Primeiro, elasticidade, em termos econômicos, mede como a quantidade demandada ou ofertada de um bem responde a mudanças em fatores como preço, renda ou preços de outros produtos. É uma forma de entender quanta coisa muda quando algo muda.

Passo 3

Vamos focar na Elasticidade-Preço da Demanda, que é a mais comum. Ela mostra o quanto a quantidade que as pessoas compram de um produto muda quando o preço desse produto muda. A fórmula para calcular é:
çãçãç

Passo 4

Por exemplo, se o preço de um sorvete aumenta 10% e a quantidade que as pessoas compram cai 20%, a elasticidade-Preço da Demanda seria:
O valor negativo indica que há uma relação inversa entre preço e quantidade demandada, o que é típico na maioria dos produtos.

Passo 5

Uma elasticidade com valor absoluto maior que 1 significa que a demanda é elástica—ou seja, os consumidores são bem sensíveis a mudanças de preço. Se for menor que 1, a demanda é inelástica, significando que os consumidores não mudam tanto o comportamento com variações de preço.

Resposta

Então, elasticidade em Economia é uma medida que mostra como a quantidade demandada ou ofertada de um bem reage a mudanças em fatores como preço. Ela ajuda a entender se consumidores ou produtores são sensíveis a essas mudanças, influenciando decisões de preço, produção e políticas econômicas.

Exercícios relacionados

Qual a diferença entre tensão normal e de cisalhamento?
Qual das explicações abaixo para o aumento da pressão da água com a profundidade está correta?
d) Quando a profundidade aumenta, a força gravitacional que a Terra exerce sobre a água aumenta.
O que é uma deformação reversível?
Tensão é a mesma coisa de força?