O que é um escoamento incompressível e quando esta hipótese pode ser adotada com segurança?
Passo 1
Beleza, vamos lá! O exercício pede para a gente entender o que é um escoamento incompressível e quando podemos usar essa ideia sem problemas. Isso está ligado à Mecânica dos Fluidos, especificamente no estudo de como os fluidos (como água e ar) se movem. Para resolver, vamos precisar entender o que significa um fluido ser incompressível e em quais situações essa hipótese é válida.
Passo 2
Primeiro, vamos definir o que é um escoamento incompressível. Em termos simples, um escoamento é considerado incompressível quando a densidade do fluido permanece constante durante o movimento. Ou seja, não há variação na massa por unidade de volume do fluido enquanto ele flui. Matemáticamente, isso é representado pela equação:
Onde
é a densidade e
é a velocidade do fluido. Se assumirmos que a densidade é constante, essa equação simplifica para:
Isso significa que o fluxo de massa está conservado e não há compressão ou expansão do fluido.
Passo 3
Agora, quando podemos adotar a hipótese de incompressibilidade? Geralmente, essa hipótese é válida quando o fluxo do fluido ocorre a velocidades muito menores que a velocidade do som no meio. Isso porque, em altas velocidades, as variações de pressão podem causar mudanças na densidade do fluido, tornando a incompressibilidade uma suposição inválida.
Para verificar se a velocidade é baixa o suficiente, usamos o número de Mach (
), que é a razão entre a velocidade do fluxo (
) e a velocidade do som no fluido (
):
Se
, normalmente podemos considerar o fluxo como incompressível com segurança.
Passo 4
Além da velocidade, a incompressibilidade pode ser assumida em fluidos como líquidos, onde as variações de densidade são mínimas mesmo sob mudanças de pressão. Por exemplo, a água é praticamente incompressível em muitas aplicações de engenharia, como hidráulica e sistemas de tubulação, porque sua densidade não varia significativamente nessas condições.
Resposta
Um escoamento incompressível é aquele em que a densidade do fluido permanece constante durante o movimento. Essa hipótese pode ser adotada com segurança quando a velocidade do fluxo é muito menor que a velocidade do som no fluido (número de Mach menor que 0,3) ou em fluidos líquidos onde variações de densidade são insignificantes.
Exercícios relacionados
O que é a hipótese do contínuo adotada nas formulações da mecânica dos fluidos;
Um prédio possui 22 andares com 3 metros de altura cada andar. O prédio possui base quadrada de
. O prédio é localizado em região sujeita a fortes ventos. As fundações do prédio foram projetadas para resistir a um momento na base do prédio de 90 MJ. Estime o vento máximo que o prédio é capaz de resistir, sabendo que o coeficiente de arrasto de uma estrutura retangular muito comprida é igual a
e que o ar está a
.
Qual é o princípio da conversão CA-CA?
Qual é o princípio da conversão CC-CA?