O que é uma estrutura cristalina do tipo Antifluorita? (buscar na internet) Quais os exemplos de compostos que seguem esta estrutura?
Passo 1
Primeiro, vamos entender o que está sendo pedido: queremos saber o que é uma estrutura cristalina do tipo Antifluorita e identificar alguns compostos que apresentam essa estrutura. Para resolver isso, vamos precisar conhecer sobre estruturas cristalinas, especificamente a estrutura antifluorita, e exemplos de compostos que a possuem.
Passo 2
Vamos começar falando sobre estruturas cristalinas. Uma estrutura cristalina é a disposição ordenada dos átomos, íons ou moléculas em um material sólido. A maneira como essas partículas são organizadas determina muitas das propriedades do material, como densidade, ponto de fusão e condução elétrica.
Passo 3
A estrutura antifluorita é um tipo específico de estrutura cristalina. O nome “antifluorita” vem de ser o inverso da estrutura da fluorita. Na estrutura da fluorita (CaF₂), os cátions de cálcio (Ca²⁺) estão em uma estrutura cúbica de face centrada, e os ânions de flúor (F⁻) ocupam as posições tetraédricas.
Passo 4
Na estrutura antifluorita, ocorre uma inversão: os ânions ocupam as posições da estrutura da fluorita, e os cátions preenchem as posições originalmente ocupadas pelos ânions na fluorita. Isso significa que os cátions estão organizados no padrão tetraédrico.
Passo 5
Para visualizar melhor, imagine que na fluorita os cátions (Ca²⁺) formam uma estrutura cúbica de face centrada e os ânions (F⁻) ocupam as células tetraédricas. Na antifluorita, os papéis se invertem: os ânions formam a estrutura cúbica de face centrada e os cátions ficam nas posições tetraédricas.
Passo 6
Agora, exemplos de compostos que seguem a estrutura antifluorita. Um dos exemplos mais conhecidos é o óxido de magnésio (MgO), onde o magnésio (Mg²⁺) ocupa as posições tetraédricas e os óxidos (O²⁻) formam a estrutura cúbica de face centrada, caracterizando a estrutura antifluorita.
Resposta
Portanto, uma estrutura cristalina do tipo antifluorita é aquela onde os ânions formam uma estrutura cúbica de face centrada e os cátions ocupam as posições tetraédricas. Exemplos de compostos com essa estrutura incluem o óxido de magnésio (MgO).