O etilenoglicol, C 2 H 6 O 2 é um ingrediente do fluido anticongelante para radiadores de automóveis. Sua densidade é
a
. Se você precisa exatamente de 500 mL desse líquido, qual é a massa necessária do composto, em gramas? A massa e a densidade caracterizam, respectivamente, que tipo de propriedade da matéria:
. Propriedade extensiva. Propriedade intensiva
Passo 1
Beleza, vamos entender o que a questão tá pedindo. A gente tem um líquido chamado etilenoglicol, que é usado no fluido anticongelante dos carros. A densidade desse líquido é
a
. A pergunta é: se a gente precisa de exatamente 500 mL desse líquido, qual é a massa necessária desse composto em gramas? Além disso, a questão quer saber que tipo de propriedades da matéria são a massa e a densidade.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar o que é densidade. A densidade (
) é uma propriedade que relaciona a massa (
) de uma substância com o seu volume (
). A fórmula que usamos é:
Onde:
-
é a densidade -
é a massa -
é o volume
Aqui, queremos encontrar a massa, então vamos rearranjar a fórmula para:
Passo 3
Agora, vamos aplicar os valores que temos na fórmula. Sabemos que a densidade
é
e o volume
é 500 mL. Mas como 1 mL é igual a 1 cm³, a gente pode usar diretamente:
Passo 4
Vamos fazer a conta:
Então, a massa necessária do etilenoglicol é de 555 gramas.
Resposta
A massa necessária do etilenoglicol é de 555 g. A massa é uma propriedade extensiva, porque depende da quantidade de matéria. Já a densidade é uma propriedade intensiva, pois não depende da quantidade de substância.