a) Explique o que são orbitais eg e
, qual tem maior energia em um complexo octaédrico (justifique)?
Passo 1
Beleza, vamos lá! A gente vai falar sobre orbitais
e
. Esses são tipos de orbitais d que a gente estuda em química, especialmente quando olha para como os metais se ligam com outros átomos em algo chamado de complexo octaédrico. Pra resolver isso, vamos precisar entender como esses orbitais se organizam e qual deles tem mais energia.
Passo 2
Primeiro, bora entender o que são os orbitais
. Esses orbitais são três:
,
e
. Eles têm uma forma que fica entre os eixos x, y e z, daí o “t” de triplo. Em um complexo octaédrico, quando ligantes (os átomos ou moléculas que cercam o metal) chegam na configuração em forma de octógono, esses orbitais ficam menos afetados pela aproximação dos ligantes.
Passo 3
Agora, os orbitais
são dois:
e
. A diferença é que esses orbitais apontam diretamente para os ligantes nos eixos x, y e z. Então, eles ficam mais expostos e sentem mais a presença dos ligantes, o que faz com que eles sejam mais energeticamente desfavoráveis.
Passo 4
Em termos de energia, os orbitais que estão mais expostos aos ligantes ou que t��m a orbitais que apontam diretamente para os ligantes têm maior energia. Isso acontece porque eles sentem mais repulsão dos elétrons dos ligantes, o que eleva a energia desses orbitais.
Passo 5
Portanto, no complexo octaédrico, os orbitais
têm maior energia do que os orbitais
. Essa diferença de energia é fundamental para entender propriedades como a cor e a magnetismo dos complexos de coordenação.
Resposta
Em um complexo octaédrico, os orbitais
têm maior energia do que os orbitais
devido à maior repulsão dos ligantes que apontam diretamente para eles.
Exercícios relacionados
© O que explica a variação de cores em complexos de coordenação substituindo o ligante?
Represente as diferentes formas dos orbitais d no espaço e explique por que eles são desdobrados em dois grupos em um campo ligante.
Determine o
de oxidação da espécie central em cada um dos seguintes complexos:
b)
b)
Determine o
de oxidação da espécie central em cada um dos seguintes complexos:
d)
d)