Identifique e nomeie todas as forças que atuam no objeto em cada situação descrita abaixo: Os blocos A e B estão conectados por um fio que passa por uma polia. O bloco B está caindo e arrastando o bloco A sobre uma mesa sem atrito. Analise o bloco A.

Passo 1

Então, vamos lá! A questão fala sobre dois blocos, A e B, conectados por um fio passando por uma polia. O bloco B está caindo e puxando o bloco A sobre uma mesa que não tem atrito. Nosso objetivo aqui é identificar e nomear todas as forças que estão agindo no bloco A. Vamos precisar entender um pouco sobre as forças envolvidas e como elas atuam nos objetos.

Passo 2

Primeiro, vamos visualizar o cenário: o bloco A está sendo puxado pelo bloco B através do fio e está deslizando sobre uma mesa sem atrito. Mesmo sem atrito, outras forças estão agindo sobre o bloco A. Vamos listar cada uma delas.

Passo 3

A primeira força que precisamos considerar é a força de tensão no fio, que chamaremos de . Essa força está puxando o bloco A na direção horizontal, na mesma direção em que o bloco B está caindo.

Passo 4

Em seguida, temos a força gravitacional, que é o peso do bloco A. Essa força é representada por , onde é a massa do bloco e é a aceleração da gravidade. Essa força puxa o bloco A para baixo, na direção vertical.

Passo 5

Para equilibrar a força gravitacional e manter o bloco A na mesa, há a força normal, representada por . Essa força age na direção oposta à força gravitacional, ou seja, para cima, e é igual em magnitude a , já que não há aceleração vertical.

Passo 6

Como a mesa é sem atrito, não há nenhuma força de atrito agindo sobre o bloco A. Isso significa que a única força horizontal é a tensão no fio.

Resposta

As forças que atuam no bloco A são:
  1. Força de tensão ( ): Puxa o bloco para a direita na direção do fio.
  2. Força gravitacional ( ): Puxa o bloco para baixo.
  3. Força normal ( ): Empurra o bloco para cima, igualando o peso para manter o bloco na mesa.

Exercícios relacionados

Identifique e nomeie todas as forças que atuam no objeto em cada situação descrita abaixo: Um tijolo cai do telhado de um prédio de três andares.
O bloco A é empurrado através de uma superfície horizontal com velocidade constante por uma mão que exerce força . A superfície tem atrito. Repita a parte a e a parte b para o caso em que o bloco esteja acelerando.
A figura mostra um gráfico de aceleração versus força para um objeto de massa m. Os dados form plotados como individuais pontos, e uma linha foi traçada através dos pontos. Desenhe e rotule, diretamente na figura, os gráficos de aceleração versus força para objetos de massa (a) 2 m e (b)
Identifique e nomeie todas as forças que atuam no objeto em cada situação descrita abaixo: Um carro em uma estrada muito escorregadia e gelada está deslizando de cabeça em um banco de neve, onde pára suavemente sem ninguém ferido. (Pergunta: O que significa