Identifique se as seguintes propriedades são extensivas ou intensivas e justifique a sua escolha. Após, converta todas as propriedades extensiva em propriedades intensivas, assumindo uma massa de 75 kg .
um volume de
.
um volume de
Passo 1
Então, vamos lá! O exercício pede para identificarmos se certas propriedades são extensivas ou intensivas e justificar essa escolha. Depois, devemos converter todas as propriedades extensivas em propriedades intensivas, assumindo uma massa de 75 kg e um volume de
. Vamos precisar entender a diferença entre propriedades extensivas e intensivas para resolver isso.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que são propriedades extensivas e intensivas:
-
Propriedades Extensivas são aquelas que dependem da quantidade de matéria presente no sistema. Exemplos incluem massa, volume e energia total.
-
Propriedades Intensivas não dependem da quantidade de matéria; elas permanecem as mesmas mesmo se o sistema for dividido. Exemplos incluem temperatura, pressão e densidade.
No nosso caso, temos o volume de
. O volume é uma propriedade que depende da quantidade de material, ou seja, se você tiver mais material, o volume aumenta. Portanto, o volume é uma propriedade extensiva.
Passo 3
Agora, vamos converter a propriedade extensiva (volume) em uma propriedade intensiva. Para isso, usamos a volume específico, que é o volume por unidade de massa.
A fórmula para o volume específico (
) é:
Onde:
- $ V $ é o volume total,
- $ m $ é a massa.
Substituindo os valores fornecidos:
Resposta
O volume é uma propriedade extensiva porque depende da quantidade de matéria. Ao converter para uma propriedade intensiva, obtemos o volume específico de aproximadamente
.