Em um inversor de frequência, por que é necessário alterar a tensão e a frequência simultâneamente para manter o torque constante na carga?( 2,0 )
Resposta:
E a tensão aplicada na bobina de um estator é dada por:
Sendo:
torque do motor N.m) fluxo de magnetização
corrente no rotor tensão no estator
frequência da rede número de espiras
O torque do motor é função do fluxo de magnetização e da corrente da carga , se a carga permanece constante o torque depende apenas do fluxo. O fluxo de magnetização é função da tensão no estator e a frequência da rede, se for mantido constante a relação o fluxo é constante e consequentemente o torque também o será.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão fala sobre inversores de frequência e pergunta por que precisamos alterar a tensão e a frequência ao mesmo tempo para manter o torque constante na carga. Vamos precisar entender como o torque está relacionado com a tensão e a frequência usando as fórmulas que foram fornecidas.

Passo 2

Primeiro, vamos olhar a fórmula do torque:
Aqui, o torque (T) depende do fluxo de magnetização ( ) e da corrente no rotor ( ). Para manter o torque constante, precisamos que o produto desses dois fatores também seja constante.

Passo 3

Agora, vamos ver como a tensão no estator ( ) está relacionada com o fluxo de magnetização:
Nessa equação, a tensão depende da frequência da rede ( ), do número de espiras ( ) e, claro, do fluxo de magnetização ( ).

Passo 4

Se a carga na máquina permanece constante, então o torque (T) também deve ficar constante. Como o torque é função do fluxo e da corrente, para T ser constante, o produto precisa ser constante.

Passo 5

Para manter o fluxo de magnetização ( ) constante, a relação entre a tensão e a frequência deve ser também constante. Ou seja, a razão deve permanecer a mesma. Isso significa que se a frequência aumentar, a tensão também precisa aumentar proporcionalmente, e vice-versa.

Resposta

Então, para manter o torque constante na carga, é necessário alterar a tensão e a frequência simultaneamente de forma que a razão permaneça constante, garantindo assim que o fluxo de magnetização e, consequentemente, o torque também se mantenham constantes.

Exercícios relacionados

Conversores de frequência, também denominados
  1. Os inversores de frequência, por serem dispositivos dotados geralmente de um circuito retificador a diodos, comportam-se como carga linear, gerando harmônicas e tornando necessário o uso de filtros.
  2. Após a desenergização (da rede elétrica de alimentação) dos inversores de frequência, deve-se aguardar um tempo adequado para o manuseio dos mesmos, a fim de evitar risco de choque elétrico, uma vez que eles constituem dispositivos dotados de diodos que são necessários para a retificação.
  3. No controle, se reduzirmos a frequência a um valor inferior a 30 Hz , mantendo constante a relação , tanto a corrente como o torque irão diminuir e influenciar negativamente as características operacionais do motor.
    Assinale a alternativa correta.
    A) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
    B) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
    C) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
    D) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
    E) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
    Resposta: A
acionamento de motores de indução gaiola de esquilo por inversores de frequência tem substituído a utilização de motores de corrente contínua. (1,0)
Assinale a alternativa correta com relação ao uso de inversores de frequência.
A) Um inversor de frequência, ao operar acima da rotação nominal da máquina, terá o seu torque reduzido.
B) Um inversor de frequência somente poderá fazer um motor funcionar abaixo da sua rotação nominal.
C) O torque máximo de um motor, sendo acionado por um inversor de frequência, é reduzido na mesma proporção que a velocidade de rotação.
D) Somente é possível controlar a velocidade de aceleração do motor usando um inversor de frequência.
E) Um inversor de frequência somente controla a velocidade de um motor acima da sua rotação nominal.
Resposta: A
Os motores de pequena potência, isto é, não superiores a 3 cv , podem ser alimentados por intermédio de inversores de frequência trifásicos, utilizando-se um sistema monofásico.
A partir da evolução da eletrônica de potência, o uso de chaves eletrônicas de partidas tem sido cada vez mais economicamente viável e prático para o acionamento de motores.
Nesse sentido, avalie as seguintes afirmações em relação às chaves de partida Soft-starters.
I - A maioria das Soft Starters possui sensores de corrente que monitoram continuamente a corrente que flui para o motor. Isso permite que a Soft Starter detecte problemas como sobrecargas e falhas no motor e proteja o sistema, interrompendo o fornecimento de energia se necessário.
II - As chaves de partida estáticas são providas de uma função chamada de pulso de tensão de partida com um valor ajustável. Tal função é aplicada em cargas de elevada inércia.
III - As chaves soft-starters, através do controle da variação do ângulo de disparo da ponte de tiristores, geram na saída uma tensão eficaz gradual e continuamente crescente até que seja atingida a tensão nominal da rede.
IV - A função de limitação da corrente de partida é aplicada com vantagens em situações em que o motor permanece funcionando com carga por um longo espaço de tempo, o que não é desejável. Está correto apenas o que se afirma em
(A) I e III.
(B) I, II e III.
© II e III.
(D) IeIV.
(E) III e IV.
Resposta: B
Uma fonte de tensåo e impedincia interna alimenta, através de um transformador ideal com relaçāo de transformaçāo de tensaio , uma carga Z . Determine o triângulo de potências e a potência reativa necessíria para corrigir o fator de potência do circuito para 0,95 atrasado. ( 3,0 pontos)