a) Um laser usado em cirurgia de olhos, para reparar retinas descoladas, produz radiação com comprimento de onda de . Calcule a frequência dessa radiação.

Passo 1

Beleza, vamos entender a questão! Temos um laser usado em cirurgias oculares que emite uma radiação com comprimento de onda de . Nosso objetivo aqui é calcular a frequência dessa radiação. Para isso, vamos precisar usar a relação entre velocidade da luz, comprimento de onda e frequência, que faz parte da matéria de ondas eletromagnéticas.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar qual a fórmula que relaciona a velocidade da luz ( ), o comprimento de onda ( ) e a frequência ( ):
Aqui:
  • é a velocidade da luz no vácuo ( )
  • é o comprimento de onda
  • é a frequência que queremos encontrar

Passo 3

Queremos encontrar a frequência ( ), então vamos isolar na fórmula. Para isso, basta dividir os dois lados da equação pelo comprimento de onda ( ):

Passo 4

Agora, é importante prestar atenção nas unidades. A velocidade da luz está em metros por segundo ( ) e o comprimento de onda está em milímetros ( ). Para manter a consistência nas unidades, vamos converter o comprimento de onda de milímetros para metros:

Passo 5

Com as unidades ajustadas, substituímos os valores na fórmula da frequência:

Passo 6

Agora, é só fazer a conta:

Resposta

A frequência da radiação emitida pelo laser é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Compare as moléculas de O 2 e F2 a partir de seus orbitais moleculares e ordens de ligação.
Qual a designação para o subnível e ?
Calcule o comprimento de onda de De Broglie para uma pessoa de 70 Kg que corre 100 m em 10 s e compare com o calculado para o elétron que se move a e tem uma massa de . Qual destes resultados tem significado físico e o que isso quer dizer?
Sabendo-se que cada orbital atômico cabe 2 elétrons, como os diferentes átomos são quantizados? Ou, em outras palavras, como são os níveis de energias dos orbitais eletrônicos dos átomos?