Leia as afirmações que são apresentadas abaixo. Marque (V) para aquelas que julgar verdadeiras e
para aquela que julgar falsa. Justifique sua escolha para cada alternativa falsa. O cloreto de iodo (ICl) possui temperatura de ebulição menor do que o bromo
.
Passo 1
Beleza, vamos lá! A gente precisa analisar se a afirmação “O cloreto de iodo (ICl) possui temperatura de ebulição menor do que o bromo (
)” é verdadeira ou falsa. Estamos falando de química, especificamente das propriedades físicas das substâncias e das forças intermoleculares que afetam essas propriedades. Para resolver isso, vamos precisar entender um pouco sobre as forças que atuam nas moléculas e como elas influenciam as temperaturas de ebulição.
Passo 2
Primeiro, vamos entender um pouco sobre as forças intermoleculares nas duas substâncias:
-
Cloreto de Iodo (ICl):
- Polaridade: ICl é uma molécula polar porque há diferença de eletronegatividade entre o íon de iodo (I) e o cloro (Cl), o que cria um dipolo.
- Forças Intermoleculares: Devido à polaridade, ICl sofre forças dipolo-dipolo além das forças de dispersão de London (presentes em todas as moléculas).
-
Bromo (
): - Polaridade: Br2 é uma molécula apolar, já que é formada por dois átomos de bromo iguais, sem diferença de eletronegatividade.
- Forças Intermoleculares: Somente forças de dispersão de London atuam em Br2.
Geralmente, moléculas polares têm temperaturas de ebulição mais altas porque as forças dipolo-dipolo adicionais exigem mais energia para separar as moléculas. Mas tem um porém: também precisamos considerar a massa molar das substâncias, pois moléculas mais pesadas tendem a ter forças de dispersão mais fortes, aumentando a temperatura de ebulição.
Passo 3
Vamos olhar os dados reais das temperaturas de ebulição:
- ICl: Aproximadamente 27°C
-
: Aproximadamente 59°C
Apesar de ICl ser polar, o bromo (
) tem uma massa molar maior (159,808 g/mol para Br2 vs. 98,904 g/mol para ICl), o que resulta em forças de dispersão mais fortes. Essas forças adicionais fazem com que Br2 tenha uma temperatura de ebulição mais alta que a de ICl.
Resposta
(V) Verdadeira.
Assim, a afirmação de que o cloreto de iodo (ICl) possui temperatura de ebulição menor do que o bromo (
) é verdadeira.