Ler uma matriz de números inteiros com posições. Ler mais um número inteiro . Buscar o número na matriz e imprimir apenas a primeira posição em que ele foi encontrado. Caso o número não seja encontrado, imprimir a mensagem

Passo 1

Então, o que a gente tem aqui é um exercício que pede pra gente lidar com uma matriz de números inteiros com tamanho . A ideia é que a gente vá ler essa matriz, depois ler mais um número inteiro, que vamos chamar de . Nosso objetivo é procurar esse número na matriz e, se ele for encontrado, imprimir a primeira posição onde ele aparece. Se não achar, a gente precisa mostrar uma mensagem informando que o número não foi encontrado. Para resolver isso, vamos precisar entender como trabalhar com matrizes e como fazer buscas dentro delas.

Passo 2

Primeiro, vamos pensar em como representar essa matriz no nosso código. Uma matriz pode ser representada como uma lista de listas (se estivermos usando Python, por exemplo). Cada lista interna vai representar uma linha da matriz. Então, teremos 20 listas, cada uma com 20 números inteiros.

Passo 3

Depois de estruturar nossa matriz, o próximo passo é ler os dados. Vamos precisar ler 400 números inteiros para preencher a matriz ( ). Além disso, vamos ler mais um número inteiro que é o que queremos buscar na matriz.

Passo 4

Agora que temos a matriz e o número , precisamos procurar na matriz. Para isso, vamos usar um laço de repetição (como um for ou while), que vai passar por cada linha e, dentro de cada linha, por cada coluna, verificando se o número atual é igual a .

Passo 5

Durante a busca, assim que a gente encontrar o , vamos registrar a posição dele. Em programação, geralmente as posições começam do zero, então a primeira linha e a primeira coluna seriam posição . Mas se quiser começar do 1, podemos ajustar depois. Depois de encontrar, podemos parar a busca, já que queremos apenas a primeira ocorrência.

Passo 6

Se a gente percorrer toda a matriz e não encontrar o número , vamos precisar imprimir uma mensagem dizendo que o número não foi encontrado. Essa condição pode ser verificada usando uma variável de controle que indica se o número foi encontrado ou não durante a busca.

Resposta

Seguindo esses passos, a gente consegue ler a matriz , buscar o número nela e imprimir a primeira posição encontrada ou uma mensagem de que o número não está presente na matriz.

Exercícios relacionados

Ler um vetor de números inteiros com 100 posições. Imprimir quantos números ímpares e quantos números pares existem no vetor.
1
Crie um tipo de registro que contenha os seguintes campos: Nome, RA, frequencia, notas[3] e media. Crie um vetor de variáveis deste registro. Faça um programa que permita inserir, remover, visualizar e buscar elementos do registro pelo RA.
Escreva um algoritmo que leia duas matrizes reais de dimensão , calcule e imprima a soma das matrizes.
Faça um programa que leia um vetor VET de 5 strings. Leia mais uma string PALAVRA. Buscar a string PALAVRA no vetor VET e imprimir sua posição no vetor. Caso PALAVRA não estiver no vetor, imprimir a mensagem