Marque verdadeiro ou falso para as sentenças sobre ligas de aço inoxidável.
( F )Adição de Ni, Cr e Mn em ligas de aço favorecem, respectivamente, a maior resistência mecânica, resistência química e manutenção das propriedades mecânicas e químicas em maiores temperaturas.
( V )Ferramentas de ligas de aço para corte tem grãos menores pela adição de tungstênio. Este metal se liga ao carbono como carbetos e apresenta alta dureza.
( V )A martensita revenida tem sua dureza diminuída de acordo com o tempo de exposição a maiores temperaturas para permitir difusão da ferrita incrustada nos interstícios da cementita.
( F)Quanto maior é a temperatura de revenização da martensita maior é o ganho de ductilidade e de perda de energia necessária de impacto nos testes IZOD/CHARPY
Marque a alternativa correta:
a)V, V, F, F
b)F, V, F, V
c)V, F, V, F
d)F, V, V, F

Passo 1

Beleza, vamos analisar as afirmações sobre ligas de aço inoxidável. A gente vai precisar entender o que cada elemento adicionado às ligas de aço faz, como a adição de certos metais influencia nas propriedades mecânicas e químicas, além de entender processos como a revenização da martensita. Vamos verificar cada sentença para ver se é verdadeira ou falsa e, no fim, escolher a alternativa correta.

Passo 2

Primeira sentença:
(F) Adição de Ni, Cr e Mn em ligas de aço favorecem, respectivamente, a maior resistência mecânica, resistência química e manutenção das propriedades mecânicas e químicas em maiores temperaturas.
Análise:
  • Ni (Níquel): Aumenta a tenacidade e a resistência mecânica.
  • Cr (Cromo): Melhora a resistência à corrosão e oxidação.
  • Mn (Manganês): Aumenta a dureza e a resistência mecânica, além de ajudar na desoxidação.
Correção:
A parte referente ao Mn está correta, mas a manutenção das propriedades em altas temperaturas está mais relacionada a elementos como o Níquel e o Cromo, não especificamente ao Manganês. Portanto, a afirmação é Falsa.

Passo 3

Segunda sentença:
(V) Ferramentas de ligas de aço para corte têm grãos menores pela adição de tungstênio. Este metal se liga ao carbono como carbetos e apresenta alta dureza.
Análise:
  • Tungstênio (W): Adicionar tungstênio realmente ajuda a refinar o tamanho dos grãos, formando carbetos de alta dureza que melhoram a resistência ao desgaste.
Conclusão:
A afirmação está Verdadeira.

Passo 4

Terceira sentença:
(V) A martensita revenida tem sua dureza diminuída de acordo com o tempo de exposição a maiores temperaturas para permitir difusão da ferrita incrustada nos interstícios da cementita.
Análise:
  • Martensita revenida: É o processo de aquecimento da martensita para aliviar tensões internas e reduzir a dureza, aumentando a ductilidade.
  • Difusão da ferrita e cementita: A exposição a temperaturas mais altas permite a redistribuição desses componentes, diminuindo a dureza.
Conclusão:
A afirmação está Verdadeira.

Passo 5

Quarta sentença:
(F) Quanto maior é a temperatura de revenização da martensita maior é o ganho de ductilidade e de perda de energia necessária de impacto nos testes IZOD/CHARPY.
Análise:
  • Revenização a altas temperaturas: De fato, aumenta a ductilidade, mas a perda de energia de impacto pode não ser diretamente proporcional. Na verdade, há um equilíbrio, pois muito revenizar pode reduzir significativamente a resistência ao impacto.
Conclusão:
A afirmação é Falsa.

Resposta

A alternativa correta é:
d) F, V, V, F

Exercícios relacionados