As medidas magnéticas indicam que o [CoF6]^3- tem quatro elétrons desemparelhados, enquanto que o[Co(NH3)6]^3+ não têm. Classifique o íon fluoreto e a molécula de amônia como ligante de campo forte ou fraco.

Passo 1

Vamos entender o que a questão está pedindo. Temos duas complexos de cobalto:
  • [CoF6]^3- com quatro elétrons desemparelhados.
  • o[Co(NH3)6]^3+ sem elétrons desemparelhados.
Precisamos classificar os ligantes fluoreto ( F^-) e amônia ( NH3) como de campo forte ou fraco. Para isso, vamos usar a teoria do campo de ligantes, que nos ajuda a entender como os ligantes afetam o emparelhamento dos elétrons nos orbitais metálicos.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar o que são ligantes de campo forte e fraco:
  • Ligantes de campo forte causam uma grande separação de energia entre os orbitais d, o que tende a emparelhar os elétrons, resultando em poucos elétrons desemparelhados (estado de baixo spin).
  • Ligantes de campo fraco causam uma pequena separação de energia, permitindo que mais elétrons fiquem desemparelhados (estado de alto spin).

Passo 3

Agora, analisando o complexo [CoF6]^3-, que tem quatro elétrons desemparelhados. Isso indica que os elétrons nos orbitais d do cobalto não estão todos emparelhados, sugerindo que o fluoreto está causando uma pequena separação de energia, ou seja, é um ligante de campo fraco.

Passo 4

Por outro lado, o complexo o[Co(NH3)6]^3+ não tem elétrons desemparelhados. Isso significa que todos os elétrons dos orbitais d do cobalto estão emparelhados, indicando uma grande separação de energia causada pelo ligante amônia. Portanto, a amônia é um ligante de campo forte.

Resposta

O fluoreto ( F^-) é um ligante de campo fraco e a amônia ( NH3) é um ligante de campo forte.

Exercícios relacionados