A molécula BF3 é polar ou apolar, por que?
Passo 1
Beleza, vamos lá! A pergunta é: “A molécula BF₃ é polar ou apolar, por que?” Isso está ligado ao conteúdo de química sobre polaridade molecular. Para resolver, vamos precisar entender a geometria molecular e como os momentos dipolares das ligações funcionam.
Passo 2
Primeiro, vamos ver a estrutura da molécula de BF₃. O boro (B) está no centro ligado a três flúor (F) por ligações simples. Agora, é importante saber que o B possui três elétrons de valência e cada F possui sete. Assim, cada B-F forma uma ligação covalente.
Passo 3
Agora, vamos falar sobre a geometria molecular. BF₃ tem uma geometria trigonal planar, o que significa que os três átomos de flúor estão distribuídos uniformemente em um plano ao redor do boro, com ângulos de 120 graus entre eles.
Passo 4
Mesmo que as ligações B-F sejam polares (porque o flúor é mais eletronegativo que o boro e puxa os elétrons para si), a disposição simétrica dos três F ao redor do B faz com que os momentos dipolares dessas ligações se anulem mutuamente. É como se cada puxão para um lado tivesse um puxão igual do outro, deixando a molécula sem um polo positivo ou negativo geral.
Resposta
Portanto, a molécula de BF₃ é apolar devido à sua geometria trigonal planar simétrica, que faz com que os momentos dipolares das ligações B-F se cancelarem.