Qual é o motivo da realização da medida do branco em uma análise espectrofotométrica?
Passo 1
Vamos lá! Você quer saber por que fazemos a medida do branco em uma análise espectrofotométrica. Basicamente, estamos falando de espectrofotometria, que é uma técnica usada para medir a quantidade de luz que uma substância absorve. Para resolver essa questão, vamos precisar entender o que é uma medida de branco e por que ela é importante nesse processo.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é essa tal de “medida do branco”. Imagine que você está medindo a absorção de luz de uma solução, mas você também quer garantir que o que está medindo realmente vem da sua substância e não de outra coisa, como o solvente ou o próprio equipamento. A medida do branco serve exatamente para isso: ela estabelece uma referência.
Passo 3
Para fazer a medida do branco, você prepara uma solução que contém tudo que está na amostra menos o componente que você quer medir. Por exemplo, se você está medindo a absorção de um corante em água, o branco seria apenas a água com qualquer outro reagente presente, mas sem o corante.
Passo 4
Depois de preparar essa solução de branco, você ajusta o espectrofotômetro para que ele considere essa solução como zero. Isso significa que qualquer leitura futura será em relação a esse padrão, eliminando interferências que possam vir do solvente ou do equipamento.
Passo 5
Por que isso é importante? Porque sem essa medida de branco, as leituras poderiam estar “contaminadas” por outras substâncias ou defeitos no equipamento, o que resultaria em dados imprecisos. A medida do branco garante que você está medindo apenas o que realmente interessa: a absorção da sua substância.
Resposta
A realização da medida do branco em uma análise espectrofotométrica serve para estabelecer uma referência que elimina interferências do solvente ou do equipamento, garantindo que as leituras de absorção reflitam apenas a substância de interesse, aumentando assim a precisão e a confiabilidade dos resultados.
Exercícios relacionados
No experimento para a determinação de Fe(III), explique por que as soluções padrão precisam ser acidificadas (preparadas em meio ácido)?
Como pode ser obtida a sensibilidade de um método analítico, por exemplo, usando a espectrofotometria? Considere também a prática realizada para a determinação de
: como é determinada a sensibilidade daquele método?
Quais são os cuidados na escolha e manuseio de cubetas para uma medida por espectrofotometria.
Quais são os cuidados necessários ao operar o peagâmetro para realizar uma titulação potenciométrica?