Dê o nome para cada uma das seguintes moléculas:
h)

Passo 1

Então, temos um exercício que pede para dar o nome de uma molécula específica: . Vamos trabalhar com a nomenclatura de compostos químicos, que é parte da química inorgânica. Para resolver isso, vamos precisar entender como identificar os elementos presentes e suas possíveis cargas, e então aplicar as regras de nomenclatura apropriadas.

Passo 2

Primeiro, vamos identificar os elementos na molécula. Temos bismuto (Bi) e oxigênio (O). O bismuto é um metal, e o oxigênio é um não-metal. Quando combinados, geralmente formam compostos iônicos, onde o metal perde elétrons e o não-metal ganha elétrons.

Passo 3

Agora, precisamos determinar as cargas dos íons. O oxigênio normalmente tem uma carga de -2. Vamos descobrir a carga do bismuto. Na fórmula , temos 2 átomos de bismuto e 3 átomos de oxigênio. A carga total dos oxigênios é . Para que a molécula seja neutra, os 2 bismutos juntos devem ter uma carga de +6, então cada Bi tem uma carga de +3.

Passo 4

Com as cargas conhecidas, podemos aplicar a nomenclatura. Para compostos iônicos, o nome do metal é seguido pelo nome do não-metal com a terminação alterada para “-eto”. Porém, como o bismuto pode ter mais de uma carga, precisamos especificar a carga no nome usando números romanos.

Passo 5

Então, o bismuto com carga +3 será chamado de “bismutínio (III)”. O oxigênio, com carga -2, será chamado de “óxido”. Juntando os dois, temos o nome completo do composto.

Resposta

O nome da molécula é óxido de bismutínio (III).

Exercícios relacionados

Dê o nome para cada uma das seguintes moléculas:
e)
Dê o nome para cada uma das seguintes moléculas:
b)
Dê o nome para cada uma das seguintes moléculas:
k)
Utilize as estruturas de Lewis e a teoria VSEPR para dizer a forma geométrica das moléculas a seguir. Diga se são polares ou apolares e quais os ângulos de ligação entre o átomo central e cada átomo a seu redor: , , (etanol), , .