Por que o número de elementos de cada período da tabela periódica aumenta de cima para baixo?
Passo 1
Vamos entender a pergunta: “Por que o número de elementos de cada período da tabela periódica aumenta de cima para baixo?” Estamos falando sobre tabela periódica, que é uma ferramenta na química usada para organizar os elementos químicos. Para responder essa pergunta, vamos precisar conhecer um pouco sobre a estrutura dos átomos, especialmente os níveis de energia ou camadas eletrônicas.
Passo 2
Primeiro, precisamos saber o que é um período na tabela periódica. Um período é uma linha horizontal na tabela. Cada período corresponde a um nível de energia principal (número quântico principal) que os elétrons dos átomos ocupam. Por exemplo, o primeiro período tem elétrons no nível de energia n=1, o segundo em n=2, e assim por diante.
Passo 3
Agora, vamos entender por que os períodos abaixo têm mais elementos. Isso está relacionado ao aumento do número de orbitais disponíveis em níveis de energia mais altos. Cada nível de energia possui diferentes tipos de orbitais (s, p, d, f), e cada tipo de orbital pode alojar um certo número de elétrons.
Passo 4
Para cada nível de energia principal n, o número máximo de elétrons que pode ser acomodado é dado pela fórmula:
Isso significa que, conforme o nível de energia aumenta (de cima para baixo na tabela), a capacidade de elétrons aumenta, permitindo mais elementos em cada período.
Passo 5
Vamos ver um exemplo: no nível n=1,
Portanto, o primeiro período pode ter no máximo 2 elementos. Já no nível n=2,
Assim, o segundo período pode ter até 8 elementos. Esse padrão continua, aumentando o número de elementos à medida que descemos na tabela.
Passo 6
Além disso, níveis de energia mais altos têm mais subníveis (s, p, d, f), o que significa mais orbitais disponíveis para acomodar elétrons. Isso também contribui para o aumento do número de elementos em períodos inferiores.
Resposta
Portanto, o número de elementos em cada período da tabela periódica aumenta de cima para baixo porque níveis de energia mais elevados têm mais orbitais disponíveis para elétrons, permitindo que mais elementos sejam acomodados à medida que descemos na tabela.
Exercícios relacionados
O íon fosfato é
. Empregando a tabela periódica, faça a previsão das fórmulas empíricas dos seguintes fosfatos iônicos: de potássio, de alumínio, de césio, de magnésio e de rádio.
Em qual região da tabela periódica você encontra (a) metais, (b) não-metais, © semi-metais?
Escreva as fórmulas para os compostos formados pelos seguintes pares de íons.
Defina ou explique os seguintes termos: período, grupo, grupo B, elemento representativo, elemento de transição interna, lantanóide.