A observação da superfície de fratura de um material que falha em serviço é uma etapa importante para a identificação dos mecanismos prováveis que conduziram à falha. Para que os detalhes de relevo sejam bem visualizados, a observação pode ser realizada no microscópio eletrônico de varredura. Para tal, sabe-se que a fratura:
( ) dúctil ocorre com alta absorção de energia e, portanto, apresenta uma superfície bastante lisa causada pelo cisalhamento dos grãos.
( ) dúctil ocorre com alta absorção de energia e a fratura frágil ocorre com baixa absorção de energia, não existindo, no entanto, nenhuma relação com a morfologia da fratura.
( ) dúctil ocorre com alta absorção de energia e, portanto, apresenta uma superfície rugosa pela nucleação e crescimento de vazios.
( ) frágil ocorre com baixa absorção de energia e, portanto, apresenta uma superfície lisa causada pela clivagem dos grãos.
( ) frágil ocorre com baixa absorção de energia e, portanto, apresenta uma superfície rugosa pela nucleação e crescimento de vazios.

*UM ITEM INCORRETO ASSINALADO ANULA UM CORRETO.

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada nesse exercício juntos. A questão fala sobre como identificar tipos de fraturas em materiais usando um microscópio eletrônico. A matéria envolvida aqui é a de Mecanismos de Fratura em Materiais. Para resolver isso, vamos precisar entender a diferença entre fratura dúctil e fratura frágil, além de como essas fraturas se manifestam na superfície do material.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é uma fratura dúctil. Fratura dúctil acontece quando um material absorve muita energia antes de quebrar. Isso geralmente resulta em uma superfície de fratura rugosa, porque ocorre a nucleação e o crescimento de vazios dentro do material. Imagine uma massa que estica antes de se partir, deixando uma superfície irregular.

Passo 3

Agora, vamos ver a fratura frágil. Diferente da dúctil, a fratura frágil absorve pouca energia antes de falhar. Essa fratura tende a produzir uma superfície lisa, resultante da clivagem dos grãos do material. Pense em uma quebra limpa, como um cristal que se partir sem esticar.

Passo 4

Vamos analisar cada opção do exercício:
  1. Opção 1: Diz que a fratura dúctil tem uma superf��cie “bastante lisa” causada pelo cisalhamento. Isso está incorreto porque fraturas dúcteis são rugosas, não lisas.
  2. Opção 2: Afirma que fratura dúctil e frágil não têm relação com a morfologia da fratura. Isso também está errado, pois a morfologia é justamente o que diferencia as duas.
  3. Opção 3: Fala que a fratura dúctil tem superfície rugosa pela nucleação e crescimento de vazios. Isso está correto!
  4. Opção 4: Diz que a fratura frágil tem superfície lisa causada pela clivagem dos grãos. Isso também está correto!
  5. Opção 5: Afirma que a fratura frágil tem superfície rugosa pela nucleação e crescimento de vazios. Isso está errado, pois essa descrição é de fratura dúctil.

Passo 5

Considerando que uma opção incorreta anula uma correta, devemos selecionar apenas as opções que estão totalmente corretas sem incluir nenhuma errada.

Resposta

As opções corretas são a 3 e a 4.

Exercícios relacionados