Observe as seguintes situações, indique se a amostragem é probabilística ou não probabilística e defina qual o tipo.
h) estimar características raras de uma população, taxas de infectados com HIV na população de toxicodependentes.

Passo 1

Então, a gente tem uma questão que pede pra gente identificar que tipo de amostragem está sendo usada. O objetivo aqui é estimar características que são raras numa população, como a taxa de infectados com HIV entre pessoas com dependência química. Aqui, vamos precisar entender os conceitos de amostragem probabilística e não probabilística para resolver essa questão.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é amostragem probabilística. Nesse tipo de amostragem, todo mundo na população tem uma chance conhecida e igual de ser selecionado para a amostra. Isso ajuda a garantir que a amostra seja representativa da população, ou seja, que os resultados reflitam o que realmente ocorre na população inteira.

Passo 3

Agora, sobre amostragem não probabilística, aqui a seleção dos participantes não segue uma regra de probabilidade. Pode ser feita por conveniência, julgamento ou outros métodos onde nem todo mundo tem a mesma chance de ser incluído. Isso pode introduzir vieses, fazendo com que a amostra não represente bem a população.

Passo 4

No caso do exercício, a gente está tentando estimar taxas de infectados com HIV numa população de toxicodependentes. Se o método usado para selecionar essa amostra não dá a todos os indivíduos a mesma chance de serem incluídos, provavelmente estamos falando de uma amostragem não probabilística.

Passo 5

Além disso, como estamos lidando com uma característica rara (a taxa de HIV), pode ser que a amostragem utilizada seja do tipo amostragem por conveniência ou intencional, onde a gente seleciona indivíduos que são mais fáceis de acessar ou que têm mais chances de apresentar a característica que estamos estudando.

Resposta

A amostragem é não probabilística, especificamente do tipo amostragem por conveniência.

Exercícios relacionados