Uma onda eletromagnética possui o campo elétrico dado por . ponto) c. Escreva a equação do campo magnético associado à esta onda EM.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem uma onda eletromagnética com o campo elétrico dado por . Nosso objetivo aqui é escrever a equação do campo magnético que está associada a essa onda eletromagnética. Para isso, vamos precisar entender como os campos elétrico e magnético se relacionam em ondas eletromagnéticas.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que em uma onda eletromagnética que se propaga no vácuo, os campos elétrico e magnético são perpendiculares entre si e também perpendiculares à direção de propagação da onda. Além disso, a relação entre eles é dada pela velocidade da luz , onde .

Passo 3

A fórmula que relaciona os campos elétrico e magnético é:
Isso significa que o campo magnético tem sua magnitude igual à do campo elétrico dividida pela velocidade da luz .

Passo 4

Agora, vamos aplicar essa relação ao nosso campo elétrico. Sabemos que . Então, substituindo na fórmula acima:
Note que a direção de é no sentido de , já que está em e a onda se propaga na direção de .

Resposta

A equação do campo magnético associado à onda eletromagnética é:

Exercícios relacionados

Uma onda eletromagnética possui o campo elétrico dado por . ( 0.5 ponto) a. Qual a direção de propagação da onda EM? Justifique sua resposta. ( vers)
A velocidade rms das moléculas de de hidrogênio gasoso (massa molar ) é . ( 1,0 ponto) a. Qual é a energia cinética total de translação das moléculas do gás?
As massas dos núcleos e são iguais a 22,989771 uma e 22,994125 uma, respectivamente. Usando estes dados, determine o valor da constante b3 da fórmula semi-empírica de massa. Solução: 0.598 MeV .
Usando a expressão da energia potencial eletrostática dos prótons em um núcleo, supondo que a carga elétrica é uniformemente distribuída no volume nuclear, para determinar o valor da constante b3. Solução: 0.58 MeV .