Pesquise e explique o funcionamento dos seguintes termômetros:
a. Termômetro de mercúrio;

Passo 1

Beleza, você me pediu para pesquisar e explicar como funciona um termômetro de mercúrio. A gente vai precisar entender o que é um termômetro, como o mercúrio reage com a temperatura e os princípios de dilatação térmica que fazem o termômetro funcionar.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre o que é um termômetro. Basicamente, é um instrumento usado para medir a temperatura. Ele faz isso com base na expansão ou contração de um material que reage consistentemente à mudança de temperatura.

Passo 3

No caso do termômetro de mercúrio, o material que usamos é o mercúrio. O mercúrio é um metal que tem a propriedade de se expandir quando esquenta e se contrair quando esfria. Isso acontece de uma forma bem previsível, o que o torna ótimo para medir a temperatura.

Passo 4

Dentro do termômetro, o mercúrio está dentro de um tubo de vidro fino. Esse tubo é calibrado com marcas que indicam diferentes temperaturas. Quando a temperatura ambiente aumenta, o mercúrio aquece, sobe pelo tubo devido à sua expansão. Se a temperatura diminuir, o mercúrio esfria e desce no tubo.

Passo 5

Uma vantagem do mercúrio é que ele não se vaporiza facilmente e tem um ponto de congelamento baixo, então pode medir uma ampla faixa de temperaturas. Além disso, como o mercúrio é denso, a mudança no nível dele no tubo é bem visível, facilitando a leitura da temperatura.

Passo 6

É importante manusear o termômetro de mercúrio com cuidado, porque o mercúrio é tóxico e pode ser prejudicial se liberado no ambiente ou em contato com a pele.

Resposta

Então, resumindo, o termômetro de mercúrio funciona aproveitando a propriedade de expansão e contração do mercúrio com a mudança de temperatura. O mercúrio se movimenta dentro de um tubo de vidro calibrado, permitindo a medição precisa da temperatura ambiente.

Exercícios relacionados