Nós vivemos em uma época em que é bastante comum a propagação de notícias falsas, chamadas fake news. Recentemente espalhou-se pelos meios de comunicação a notícia de que o uso do termômetro infravermelho causaria dano irreversível à glândula pineal, a qual tem função de produção de regulação de hormônios, localizandose próximo ao tálamo e hipotálamo, na parte mais central do cerebro. Argumente científicamente e refute essa notícia.

Passo 1

Então, a gente recebeu uma notícia dizendo que usar termômetros infravermelhos poderia causar danos sérios à glândula pineal, que é responsável por regular hormônios no cérebro. Para resolver isso, vamos precisar entender como funciona um termômetro infravermelho, o que faz a glândula pineal e ver se tem alguma base científica para essa afirmação.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre os termômetros infravermelhos. Eles medem a temperatura emitida pelo corpo através de ondas infravermelhas, sem precisar de contato físico. Diferente dos termômetros tradicionais, eles não emitem radiação; apenas captam a que já está presente.

Passo 3

Agora, sobre a glândula pineal. Ela está localizada no centro do cérebro, perto do tálamo e hipotálamo, e tem a função principal de produzir melatonina, um hormônio que regula o sono e os ritmos circadianos.

Passo 4

Para termômetros infravermelhos causarem danos, seria necessário que emitissem uma quantidade significativa de radiação que pudesse afetar a glândula pineal. Mas, como vimos, esses termômetros não emitem radiação; eles apenas detectam a que já está no ambiente.

Passo 5

Além disso, mesmo que houvesse uma pequena emissão, a glândula pineal está bem protegida pelo crânio e pelo fluido cerebrospinal, tornando quase impossível que qualquer radiação de um termômetro infravermelho cause danos.

Passo 6

Não há estudos científicos que comprovem que o uso de termômetros infravermelhos tenha qualquer efeito adverso sobre a glândula pineal ou qualquer outra parte do cérebro. A afirmação da notícia parece não ter fundamento científico.

Resposta

Portanto, usando argumentos científicos, podemos concluir que a notícia que afirma que termômetros infravermelhos causam dano irreversível à glândula pineal não tem base. Os termômetros infravermelhos são seguros e não representam risco para a saúde da glândula pineal.

Exercícios relacionados

Pesquise e explique o funcionamento dos seguintes termômetros:
c. Termômetro tesla ou termômetro infravermelho;
Suponha que a escala Naldo seja construída levando em consideração os valores e para pontos de fusão e ebulição da água, respectivamente, onde Nal é a medida de temperatura da escala Naldo. Determine:
d. A temperatura coincidente na escala Naldo e Kelvin, se existir.
Pesquise e explique o funcionamento dos seguintes termômetros:
a. Termômetro de mercúrio;
Pesquise e explique o funcionamento dos seguintes termômetros:
e. Termômetro de gás a volume fixo;