A pressão em um determinado ponto é absoluto. Expresse esta pressão em manométrico e de abs se . Use o fato de que o mercúrio é 13,6 vezes mais pesado que a água.

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente precisa converter uma pressão dada em milímetros de mercúrio (mmHg) para outras unidades: kilopascais (kPa) absoluto, kPa manométrico e metros de água (m H₂O) absoluto. Para isso, vamos usar algumas fórmulas de conversão e conceitos de pressão atmosférica.

Passo 2

Primeiro, vamos converter a pressão de para kilopascais (kPa) absoluto. Sabemos que . Então, a conversão fica assim:

Passo 3

Agora, vamos encontrar a pressão manométrica em kPa. A pressão manométrica é a diferença entre a pressão absoluta e a pressão atmosférica. A fórmula é:
ãéããé
Substituindo os valores:
Isso significa que a pressão é abaixo da pressão atmosférica.

Passo 4

Por último, vamos converter a pressão absoluta para metros de água ( absoluto). Sabemos que o mercúrio (Hg) é vezes mais pesado que a água. A relação entre as alturas é:
Como a altura de Hg é (ou ):

Resposta

A pressão de absoluto corresponde a aproximadamente absoluto, manométrico e de absoluto.

Exercícios relacionados

Com a abertura das comportas de Itaipu, o que ocorre com o volume de água descarregado nas cataratas do Iguaçu? Justifique sua resposta.
e é injetado através de um leito de sólidos com uma velocidade de . A densidade da partícula é de , a porosidade do leito é igual a 0,45 e o diâmetro da partícula é de .
Os sólidos fluidizarão em um leito de de altura?
Refrigerante R-12 está contido em um recipiente de vidro selado a . À medida que é resfriado, observa-se que gotículas de vapor se condensam nas paredes laterais a . Encontre a pressão original no recipiente.
Um sistema passa por um ciclo que consiste nos três processos listados na tabela. Calcule os valores ausentes. Todas as quantidades estão em kJ.
Processo
100 100
-50
100 -200