A profilaxia clínica com antifúngicos está indicada em poucas situações em que os benefícios já foram evidenciados, como, por exemplo, nos receptores de transplante de medula óssea.
2. A terapia preemptiva vem sendo utilizada com base em dados clínicos, imagens e deteç̧ão de antígenos circulantes, como a galactomanana, que permitem o uso precoce de antifúngicos, reduzindo significativamente os custos de tratamento.
3. Existem fatores individuais que predispõem às infecções fúngicas, como uso de cateteres venosos centrais, uso de antibióticos de largo espectro, permanência prolongada em unidade de tratamento intensivo e nutrição parenteral total, entre outros.
4. A profilaxia clínica com antifúngicos está indicada para os pacientes neutropênicos em geral, portanto com maior susceptibilidade às infecções fúngicas.
5. A grande vantagem da anfoterecina B na forma lipossomal em relação à anfoterecina B desoxilato (tradicional, não lipossomal) é a maior eficácia terapêutica. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 2 , 3 e 5 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 , 4 e 5 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

Passo 1

Beleza, vamos lá! Temos um exercício que fala sobre a profilaxia clínica com antifúngicos, especialmente em situações como receptores de transplante de medula óssea. O conteúdo envolve prevenção de infecções fúngicas, terapia preemptiva, fatores de risco individuais e diferenças entre formas de Amphotericina B. Para resolver, vamos analisar cada afirmativa e ver quais são verdadeiras.

Passo 2

Afirmativa 1: A profilaxia clínica com antifúngicos está indicada em poucas situações em que os benefícios já foram evidenciados, como, por exemplo, nos receptores de transplante de medula óssea.
Vamos entender: profilaxia clínica é a prevenção ativa de infecções. Nos receptores de transplante de medula óssea, o sistema imunológico está comprometido, aumentando o risco de infecções fúngicas. Portanto, faz sentido usar antifúngicos preventivamente aqui. Essa afirmativa está correta.

Passo 3

Afirmativa 2: A terapia preemptiva vem sendo utilizada com base em dados clínicos, imagens e detecção de antígenos circulantes, como a galactomanana, que permitem o uso precoce de antifúngicos, reduzindo significativamente os custos de tratamento.
A terapia preemptiva envolve iniciar o tratamento antes do aparecimento dos sintomas, baseado em indicadores precoces. A galactomanana é um marcador para infecções como a aspergilose. Usar esses dados para tratar cedo realmente pode reduzir custos e melhorar o prognóstico. Essa afirmativa está correta.

Passo 4

Afirmativa 3: Existem fatores individuais que predispõem às infecções fúngicas, como uso de cateteres venosos centrais, uso de antibióticos de largo espectro, permanência prolongada em unidade de tratamento intensivo e nutrição parenteral total, entre outros.
Fatores que comprometem o sistema imunológico ou a integridade das barreiras naturais aumentam o risco de infecções fúngicas. Uso de cateteres, antibióticos que destroem a flora normal, tempo na UTI e nutrição parenteral são exemplos clássicos. Essa afirmativa está correta.

Passo 5

Afirmativa 4: A profilaxia clínica com antifúngicos está indicada para os pacientes neutropênicos em geral, portanto com maior susceptibilidade às infecções fúngicas.
Neutropenia é uma condição de baixa contagem de neutrófilos, células importantes na defesa contra infecções. Pacientes neutropênicos têm maior risco de infecções fúngicas, justificando a profilaxia. Essa afirmativa está correta.

Passo 6

Afirmativa 5: A grande vantagem da anfoterecina B na forma lipossomal em relação à anfoterecina B desoxilato (tradicional, não lipossomal) é a maior eficácia terapêutica.
A anfotericina B lipossomal é formulada para reduzir a toxicidade renal e melhorar a distribuição nos tecidos, mas a eficácia terapêutica não é necessariamente maior, e sim mais tolerável. A principal vantagem é a redução dos efeitos colaterais, não a eficácia. Essa afirmativa está incorreta.

Resposta

A alternativa correta é c) Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.

Exercícios relacionados