QUESTÃO 1 - (
) A respeito da classificação dos escoamentos viscosos enquanto laminares ou turbulentos, analise as seguintes proposições e classifique-as em verdadeiro ou falso justificando suas escolhas.
A perda de carga principal é uma avaliação da perda de energia mecânica causada pelo atrito em um escoamento ainda não completamente desenvolvido e, portanto, independe da orientação da tubulação.
A perda de carga principal é uma avaliação da perda de energia mecânica causada pelo atrito em um escoamento ainda não completamente desenvolvido e, portanto, independe da orientação da tubulação.
Passo 1
Beleza, vamos lá! A gente tem uma questão sobre fluxos viscosos e como eles se classificam como laminares ou turbulentos. O exercício nos pede para avaliar uma afirmação e dizer se ela é verdadeira ou falsa, justificando nossa resposta. Para isso, vamos precisar entender conceitos como perda de carga, escoamento desenvolvido e como a orientação da tubulação influencia nisso tudo.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é perda de carga. Imagina que a água está passando por um cano; ela vai perdendo energia enquanto se move, principalmente por causa da fricção com as paredes do cano. Essa perda de energia é chamada de perda de carga.
Existem dois tipos principais de perda de carga:
- Perda de carga principal (ou maior): relacionada à fricção contínua ao longo do comprimento do cano.
- Perda de carga secundária (ou menor): causada por elementos como curvas, válvulas e conexões.
Agora, sobre escoamento desenvolvido, isso significa que o perfil de velocidade da água no cano já está estabilizado e não muda mais ao longo do comprimento do cano.
Passo 3
A afirmação diz que a perda de carga principal avalia a perda de energia mecânica causada pelo atrito em um escoamento que ainda não está completamente desenvolvido e, por isso, não depende da orientação da tubulação.
Vamos analisar isso:
- Se o escoamento não está completamente desenvolvido, significa que o perfil de velocidade ainda está se ajustando e, portanto, a perda de carga pode ser afetada pela direção da tubulação, especialmente se houver variação na vertical que envolva trabalho contra a gravidade.
- A orientação da tubulação pode influenciar nas perdas de carga em escoamentos não desenvolvidos porque a gravidade pode ter um papel mais significativo, por exemplo, em tubulações verticais.
Passo 4
Portanto, a afirmação de que a perda de carga principal independe da orientação da tubulação está incorreta quando o escoamento não está completamente desenvolvido. Nesses casos, a orientação pode sim influenciar nas perdas de carga.
Resposta
Falso. A perda de carga principal avalia a perda de energia por atrito em escoamentos não completamente desenvolvidos, e nestes casos, a orientação da tubulação pode influenciar nas perdas, tornando a afirmação incorreta.