A reação de hidratação em meio ácido do propino gera inicialmente o produto A, que, espontaneamente, converte-se no produto B (uma cetona), como na reação abaixo: A função química do produto A é:
a) Álcool.
b) Cetona.
c) Aldeído.
d) Ácido carboxílico.
e) Enol.
a) Álcool.
b) Cetona.
c) Aldeído.
d) Ácido carboxílico.
e) Enol.
Passo 1
Vamos lá! A gente tem um exercício que fala sobre a hidratação do propino em meio ácido. Isso está relacionado à química orgânica, especialmente às reações de adição em compostos com ligações múltiplas, como os alcinos. Para resolver, vamos precisar entender como ocorre a hidratação desses compostos e identificar as funções químicas envolvidas.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar o que é o propino. O propino é um alcino, ou seja, um hidrocarboneto com uma tripla ligação entre dois carbonos. Sua fórmula é C₃H₄.
Passo 3
A hidratação é uma reação química onde adicionamos água (H₂O) a um composto. No caso dos alcinos como o propino, a hidratação geralmente ocorre em meio ácido, usando H₂SO₄, por exemplo.
Passo 4
Quando hidratamos o propino em meio ácido, a água se adiciona à molécula. Primeiro, a água se liga de forma que o hidrogênio (H) se conecta ao carbono menos impedido, seguindo a regra de Markovnikov. Isso gera um intermediário chamado enol.
Passo 5
O enol é um composto que possui uma ligação duplas e um grupo hidroxila (-OH) ligado a um carbono. Porém, os enóis são geralmente instáveis e tendem a se converter em compostos mais estáveis, que no caso é uma cetona. Esse processo é chamado de tautomeria ceto-enólica.
Passo 6
Então, a sequência da reação é: propino → enol (produto A) → cetona (produto B). A pergunta quer saber qual é a função química do produto A, que é o enol.
Resposta
A função química do produto A é enol.
Alternativa e) Enol.
Alternativa e) Enol.