Em relação aos biopolimeros, responda as seguintes questões: (2,0)
a) Qual a diferença entre polímeros e biopolímeros?
b) Todos os biopolímeros são biodegradáveis?
c) Dê um exemplo de um material conhecido?

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício sobre biopolímeros! A gente tem três perguntas aqui: a diferença entre polímeros e biopolímeros, se todos os biopolímeros são biodegradáveis e um exemplo de material conhecido. Pra isso, vamos precisar entender o que são polímeros, biopolímeros e biodegradabilidade.

Passo 2

Vamos começar com a primeira pergunta: Qual a diferença entre polímeros e biopolímeros?
Polímeros são grandes moléculas formadas por unidades repetidas chamadas monômeros. Eles podem ser sintéticos (como o plástico) ou naturais (como a borracha). Já os biopolímeros são um tipo específico de polímero que são produzidos naturalmente por organismos vivos. Ou seja, todo biopolímero é um polímero, mas nem todo polímero é um biopolímero. Os biopolímeros incluem coisas como proteínas, DNA, e celulose.

Passo 3

Agora, a segunda pergunta: Todos os biopolímeros são biodegradáveis?
A biodegradabilidade é a capacidade de uma substância ser decomposta por microrganismos, como bactérias e fungos. Em geral, os biopolímeros são biodegradáveis porque eles são feitos de materiais que os organismos conseguem quebrar naturalmente. Porém, há algumas exceções dependendo da estrutura específica do biopolímero e das condições ambientais. Por exemplo, certos biopolímeros modificados ou em ambientes onde os microrganismos necessários não estão presentes podem não degradar facilmente.

Passo 4

Por fim, a terceira pergunta: Dê um exemplo de um material conhecido.
Um exemplo bem conhecido de biopolímero é a celulose. Ela é o principal componente das paredes celulares das plantas e é responsável pela estrutura e rigidez das plantas. A celulose é amplamente utilizada na fabricação de papel, têxteis e até em alguns tipos de bioplásticos, justamente por ser biodegradável e abundante na natureza.

Resposta

a) Diferença entre polímeros e biopolímeros: Polímeros são grandes moléculas formadas por monômeros repetidos e podem ser sintéticos ou naturais. Biopolímeros são polímeros produzidos naturalmente por organismos vivos.
b) Todos os biopolímeros são biodegradáveis? Em geral, sim, os biopolímeros são biodegradáveis, mas há exceções dependendo da sua estrutura e das condições ambientais.
c) Exemplo de um material conhecido: A celulose é um exemplo de biopolímero bem conhecido, utilizada na fabricação de papel e têxteis.

Exercícios relacionados