Em relação às propriedades periódicas, explique como o raio atômico se comporta em relação aos átomos da tabela periódica. Explique o que acontece em relação ao átomo de Gálio, localizado na família 3A.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício pede para a gente falar sobre como o raio atômico se comporta na tabela periódica e, mais especificamente, falar sobre o átomo de Gálio que está na família 3A. Vamos precisar entender o que é o raio atômico e como ele varia nos diferentes períodos e grupos da tabela periódica.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é o raio atômico. O raio atômico é a distância do centro do núcleo de um átomo até a sua camada mais externa de elétrons. Basicamente, ele mede o tamanho de um átomo.

Passo 3

Agora, vamos ver como o raio atômico se comporta na tabela periódica. Em uma linha horizontal, chamada período, o raio atômico diminui da esquerda para a direita. Isso acontece porque, conforme aumentamos o número de prótons no núcleo (mais carga positiva), os elétrons são puxados mais fortemente para o núcleo, encurtando o raio.

Passo 4

Já na vertical, ou grupo, o raio atômico aumenta de cima para baixo. Isso ocorre porque adicionamos mais camadas de elétrons, aumentando a distância entre o núcleo e a camada externa, além de haver mais blindagem por elétrons internos, o que reduz a atração do núcleo sobre os elétrons externos.

Passo 5

Agora, vamos falar sobre o Gálio. O Gálio está localizado no grupo 3A (ou grupo 13) e no terceiro período da tabela periódica. Observando a tendência do raio atômico:
  • Dentro do grupo 3A, conforme descemos, o raio atômico aumenta porque adicionamos mais camadas de elétrons.
  • Dentro do período, conforme movemos para a direita, o raio atômico diminui.

Passo 6

Especificamente para o Gálio, que está abaixo do Boro no grupo 3A, podemos ver que ele tem um raio atômico maior que o Boro devido às camadas extras de elétrons. Comparado aos elementos que estão à sua esquerda no mesmo período, o Gálio tem um raio menor porque o aumento na carga nuclear efetiva puxa os elétrons mais perto.

Resposta

Então, resumindo, o raio atômico diminui da esquerda para a direita em um período e aumenta de cima para baixo em um grupo. No caso do Gálio, ele apresenta um raio atômico maior que os elementos acima dele no grupo 3A devido às camadas adicionais de elétrons, mas menor que os elementos à sua esquerda no mesmo período devido à maior atração nuclear efetiva.

Exercícios relacionados