Responda o que é polimorfismo e dê exemplo de minerais dimorfos e trimorfos com nomes e fórmulas químicas. Enviar resposta por escrito.

Passo 1

Beleza, vamos lá! Você me pediu para explicar o que é polimorfismo e também dar exemplos de minerais que têm duas formas diferentes (dimorfos) e três formas diferentes (trimorfos), incluindo os nomes e suas fórmulas químicas. A matéria aqui é mineralogia, e para resolver isso, vamos entender o conceito de polimorfismo e identificar alguns exemplos de minerais que se encaixam nessas categorias.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é polimorfismo. Polimorfismo é quando um mesmo composto químico pode existir em diferentes formas cristalinas. Isso significa que a disposição das moléculas no sólido pode variar, resultando em minerais com estruturas diferentes, mesmo tendo a mesma composição química.

Passo 3

Agora, vamos falar sobre minerais dimorfos. “Dimorfo” significa que o mineral pode formar duas tipos diferentes de estruturas cristalinas. Um exemplo famoso de mineral dimorfo é a calcita e o aragonito. Ambos têm a fórmula química CaCO3 (carbonato de cálcio), mas a calcita forma cristais trigonal, enquanto o aragonito forma cristais ortorrômbicos.

Passo 4

Vamos para os minerais trimorfos, que podem formar três tipos diferentes de estruturas cristalinas. Um exemplo é o carbono, que pode se apresentar como grafite, diamante e fulereno. Todos eles são compostos apenas por carbono ( C), mas cada forma tem uma estrutura molecular distinta: o grafite tem camadas planas de átomos de carbono, o diamante possui uma estrutura tetraédrica extremamente rígida, e o fulereno tem uma estrutura em forma de bola.

Resposta

Polimorfismo é a capacidade de um mesmo composto químico existir em diferentes formas cristalinas. Um exemplo de mineral dimorfo é a calcita ( CaCO3) e o aragonito ( CaCO3). Já um exemplo de mineral trimorfo é o carbono, que pode se apresentar como grafite ( C), diamante ( C) e fulereno ( C).

Exercícios relacionados