Rigorosamente, o valor da aceleração gravitacional (g) varia com a altitude e com a latitude. Por exemplo, os corpos têm peso menor nas altitudes elevadas em relação ao nível do mar, porque a intensidade da aceleração da gravidade (g) diminui com o aumento da distância ao centro da Terra. Escolha uma opção:
Verdadeiro Falso

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que a questão está dizendo. Ela fala sobre a aceleração da gravidade ( g) e como ela muda dependendo da altitude e da latitude. Estamos lidando com conceitos de física sobre como a posição na Terra afeta o peso das coisas. Para resolver, vamos precisar entender a fórmula da gravidade e como a distância ao centro da Terra e a posição na Terra (latitude) influenciam g.

Passo 2

A aceleração da gravidade na Terra não é exatamente a mesma em todos os lugares. De acordo com a lei da gravitação universal de Newton, a gravidade ( g) é dada por:
g = G MR^2
Onde:
  • G é a constante gravitacional,
  • M é a massa da Terra,
  • R é a distância do centro da Terra até o ponto onde estamos medindo a gravidade.
Isso significa que, quanto maior for a distância R do centro da Terra (ou seja, maior a altitude), menor será o valor de g. Por isso, em altitudes mais altas, como nas montanhas, os objetos pesam menos do que ao nível do mar.

Passo 3

Além da altitude, a latitude também afeta a aceleração da gravidade. A Terra não é uma esfera perfeita; ela é um pouco achatada nos polos e mais larga no equador. Isso faz com que a distância do centro da Terra seja maior no equador do que nos polos. Portanto, a aceleração da gravidade é menor no equador ( gequador) e maior nos polos ( gpólosó).

Resposta

Verdadeiro.

Exercícios relacionados